Ter um salário fixo e trabalhar apenas em um horário determinado já foi o sonho de muitos profissionais. Contudo, atualmente, a valorização do empreendedorismo mostrou que um estilo de vida oposto pode compensar muito mais. Essa flexibilidade de horário, facilita o equilíbrio entre trabalho e família, mas sem sempre é tão fácil assim.  

Nesse novo cenário, ser uma revendedora ou um profissional autônomo garante uma realização por meio da liberdade e da produtividade. Afinal, por que manter-se preso a um rendimento fixo quando é possível, com o seu talento e esforço, ganhar muito mais e realizar seus projetos pessoais e familiares a curto prazo?

Ainda assim, quer você seja uma revendedora em tempo integral ou concilie esse trabalho com outro emprego, o fato é que um dos desafios dessa proposta é, de fato, saber equilibrar as demandas do trabalho e família, certo?  

Muitas vezes, na busca por um resultado melhor no final do mês ou por receio de uma queda no faturamento, é comum estender as horas de trabalho autônomo, e acabando por deixar a família e a vida pessoal de lado.

Se esse também é o seu dilema, saiba que este post foi feito especialmente para você. Então, continue a leitura e descubra quais medidas você pode tomar para equilibrar o trabalho e vida pessoal com sucesso! Vamos lá? 

1. Defina o seu calendário do trabalho e família com antecedência:

Sabemos que, embora a jornada de trabalho do profissional autônomo seja bastante flexível, em alguns momentos há compromissos em datas fixas que você não pode perder. Pode ser uma reunião de ciclo de alguma marca que você revende, por exemplo.

Portanto, desde o início do mês, marque essas datas no calendário e se programe para estar presente. Assim, com antecedência, você tem a possibilidade de se organizar e fazer os arranjos necessários para comparecer aos compromissos, como conseguir alguém para cuidar dos filhos no dia, por exemplo. 

2. Estabeleça metas mensais e diárias

Depois de definir seu calendário, você terá uma noção real de quantos dias por mês vai realmente conseguir dedicar ao seu trabalho como revendedora. A partir daí, você pode dividir sua meta mensal entre os dias de trabalho e ter uma noção mais clara de quanto precisa produzir a cada dia. 

Mas, agora, você pode dizer: em vendas, as coisas não são tão simples! Há dias em que o resultado é melhor, em outro nem tanto. — E o seu raciocínio está completamente certo! 

Porém, quando você tem uma meta diária, pode se programar para oferecer aos seus clientes, com seu jeitinho especial, um “pacote” de produtos que tenha mais ou menos o valor que deseja vender.

Acredite: o resultado dessa medida simples pode ser surpreendente! 

3. Elimine o desperdício de tempo

Estender o horário de trabalho até mais tarde pode ser necessário em alguns casos. Porém, para o profissional autônomo, muitas vezes isso pode ser evitado ao seguir uma disciplina durante o dia.

Logicamente, precisamos de algumas pausas para nos distrair e esfriar a cabeça, mas fazer menos intervalos ou deixar de gastar tempo com distrações e outras atividades pode fazer milagres quanto ao rendimento do tempo.  

Portanto, usar uma boa dose de disciplina para fazer com que o horário de trabalho seja realmente usado para abordar clientes e vender é uma ótima alternativa para garantir o bom resultado e ter mais tempo para a família. 

4. Busque alternativas para aumentar o valor consumido por cada cliente

Se você conseguir que cada cliente gaste um valor maior com os seus produtos a cada mês, essa pode ser uma solução para gastar menos horas no trabalho.

E, com criatividade, é possível realizar ações de vendas que alcancem este objetivo. Nesse caso, pode ser interessante criar “consórcios” entre grupos de amigas para aquisição dos produtos, por exemplo.

Portanto, pesquise e busque maneiras de aumentar o valor médio de compra de cada consumidor. Assim, você terá mais tempo livre para se dedicar aos seus projetos pessoais e compromissos familiares.

No entanto, talvez você pense que saber como vender mais não tem nenhuma relação com equilibrar trabalho e vida pessoal, certo?

Na verdade, sabemos que o que impede as revendedoras de passar mais tempo com a família é justamente a preocupação em alcançar suas metas financeiras. Então, se facilitamos isso, automaticamente sobrará mais tempo para você curtir seus filhos, parentes e amigos!   

Portanto, com a certeza de que, se aplicar essas dicas você terá um espaço em sua agenda para a vida pessoal, agora vamos pensar justamente em como preservar esse tempinho tão importante:

5. Use a tecnologia a seu favor

Se você trabalha como revendedora, principalmente para várias marcas, sabe quanto tempo é exigido para organizar os pedidos, entregas, pagamentos e recebimentos, assim como calcular o lucro, certo? Com uma ajudinha da tecnologia, isso pode mudar.

Atualmente, o mercado disponibiliza até aplicativos que tornam essa organização muito simples, calculando tudo automaticamente. Com eles, você pode contar com um parceiro de negócios que mantém sua vida financeira mais organizada.

Assim, é possível ter todas as informações sobre seus clientes, as vendas realizadas, as contas e os seus resultados na palma da mão, 24 horas por dia!

Então, chega de passar suas noites e finais de semana debruçada sobre contas! Pesquise, encontre o aplicativo que melhor pode ajudá-la, dê adeus às tarefas chatas e aproveite esse tempo para descansar e curtir a família!

6. Marque compromissos nos horários em que a família está ocupada

Como o seu objetivo é passar mais tempo com a família, tente aproveitar os horários em que ela estiver ocupada com trabalho ou a escola para produzir o máximo possível. 

Procure agendar seus próprios compromissos para esse horário, e você verá que o tempo restante poderá ser bem investido na companhia das pessoas que ama. Assim, você deixa bem definido os horários para o trabalho e família.

7. Seja metódica

Enfim, assim como é importante não permitir distrações durante o trabalho, é fundamental estabelecer um horário para a família cumpri-lo com disciplina.

Sabemos que, no princípio, isso é difícil. Então, começar separando uma noite pode ser uma boa ideia. Com o tempo, no entanto, você começará a ver os benefícios desse hábito, e vai perceber que é possível ir aumentando a quantidade de horas.

Pode não parecer, a princípio, mas reservar esse tempinho e dedicá-lo à família terá um impacto significativo em sua qualidade de vida. E saiba que, mais feliz e disposta, você vai conseguir alcançar metas altas e ter um sucesso extraordinário! 

E aí, gostou do nosso post? Viu como o profissional autônomo pode conciliar trabalho e família com alguns pequenos ajustes? Já utiliza alguma dessas dicas? Deixe-nos um comentário e nos conte as suas experiências e desafios!

Como uma revendedora pode equilibrar trabalho e família com sucesso?
4.5 (90%) 2 votos