Como é ser consultora Jequiti?

Atuar como consultora Jequiti é um bom negócio: a margem de lucro — que começa em 30% e pode atingir até 100% — é boa, dentro da média de mercado da revenda direta. Mas, a gente sabe que a rotina de revender pode ter custos extras.

Você tem gastos para fazer visitas aos seus clientes, demonstrar produtos e também para fazer as entregas. Sem falar nos custos com treinamentos, com material de apoio e etc… Além disso tudo, ainda tem as taxas de venda via cartão de crédito, débito ou boleto e aquele problemão que são os clientes que não pagam em dia e acabam prejudicando o seu negócio. Você leva tudo isso em consideração quando calcula seu lucro?

A nossa sugestão é levar isso conta para saber claramente quanto está ganhando como uma consultora Jequiti. Entenda mais a respeito nos tópicos a seguir:

O que é a Jequiti?

A Jequiti foi fundada em 2006 e atualmente é considerada uma das maiores empresas de cosmético do Brasil. Ela está presente em todo o território brasileiro e já conta com  250 mil consultoras fazendo parte da sua história e levando os produtos Jequiti para todos os cantos do Brasil.

Além do modelo comercial da venda direta a empresa também atua com a loja online. A consultora Jequiti trabalha com um amplo portfólio de produtos, composto por 500 itens. Esses itens são renovados periodicamente, mais precisamente a cada 21 dias a Jequiti lança um novo ciclo com novos lançamentos.

A empresa trabalha com as principais casas de fragrâncias do mundo e faz parte do Grupo Silvio Santos, um dos mais tradicionais e respeitados conglomerados empresariais do Brasil.

Como posso me cadastrar como consultora Jequiti?

Primeiro você precisa acessar o site da Jequiti e preencher o formulário de cadastro. Depois de preencher o formulário e enviar, seu perfil será avaliado e a equipe da marca entrará em contato dentro de alguns dias.

Quando você se cadastra para começar a revender produtos, precisa adquirir um kit inicial. Para se tornar uma consultora Jequiti, funciona da mesma maneira.

No caso da Jequiti, existem dois tipos de kits: O especial e o básico. O kit especial custa em média R$ 139 e o kit básico R$ 69. Comprando o kit básico a consultora recebe: um porta amostras para até 44 flaconetes, 15 flaconetes, 10 sacolas e 60 fitas olfativas. Comprando o kit especial, a consultora Jequiti recebe: 1 bolsa Jequiti para carregar as amostras, um porta amostras para até 44 flaconetes, 25 flaconetes, 10 sacolas e 60 fitas olfativas.

Qual a diferença entre Lucratividade e Rentabilidade?

Para entender o que é lucratividade, primeiro é preciso entender o que é lucro. De forma mais simplificada, o lucro líquido de uma empresa por exemplo, é dado pela receita de vendas (tudo o que você vendeu) menos deduções de impostos, devoluções e abatimentos (como descontos, por exemplo), despesas e custos.

A lucratividade é um dado em percentual que indica o quanto você ganhou sobre suas vendas. É só dividir o lucro pelo total de vendas e multiplicar por 100. Veja a fórmula abaixo:

Lucratividade = (Lucro líquido/receita bruta) x 100

Vamos supor que você vendeu R$1.000 reais em um mês, essa é sua receita bruta. Mas investiu R$500 para comprar os produtos que vendeu e gastou mais R$100 para visitar e entregar os produtos aos clientes. Isso significa que seu Lucro Líquido foi de: R$1.000 – R$500 – R$100 = R$400.

Dividindo o lucro líquido pela receita bruta (R$400/R$1.000) ficamos com 0,4. Multiplicando esse valor por 100 (para transformá-lo em percentual) obtemos 40%. Essa é lucratividade real da consultora Jequiti segundo o exemplo.

É importante conhecer a lucratividade do seu negócio, pois ela te diz se tudo está correndo bem e as vendas são suficientes para cobrir os custos e despesas e ainda gerar um lucro.

A rentabilidade, por sua vez, é o percentual de retorno do investimento, também conhecida como ROI. Esse cálculo é importante pois enquanto a lucratividade demonstra ganhos imediatos em um período específico, a rentabilidade dá à consultora Jequiti uma visão sobre qual o retorno sobre o investimento feito em longo prazo.

Confira abaixo como calcular o retorno sobre seu investimento e analisar melhor a rentabilidade do seu negócio de consultora Jequiti.

O que é ROI e como aplicá-lo nas minhas revendas?

ROI é a abreviação de Return On Investment que, traduzido para português, significa Retorno Sobre o Investimento. Esse indicador é empregado para se descobrir os retornos financeiros obtidos com a revenda dos produtos Jequiti. Ele mostra quanto o revendedor ganhou ou perdeu em relação ao valor que aplicou na compra dos produtos.

Você pode aplicar o cálculo simples do ROI nas suas vendas para saber o quanto tem ganhado em um determinado período e em quanto tempo conseguirá recuperar o dinheiro que investiu nos produtos.

A fórmula não é difícil. Basta pegar o que você ganhou nas vendas e diminuir o dinheiro gasto com a compra dos itens. Depois, divida o resultado por essa mesma quantia gasta e multiplique o número obtido por 100 para ter uma porcentagem, já que o ROI costuma ser expresso assim. Veja como fica a equação:

  • ROI = (ganho – valor aplicado na compra dos produtos) / valor aplicado na compra dos produtos.

Em outras palavras, você diminui da sua receita de vendas, as despesas/custos/tributos e calcula seu lucro líquido. Depois divide esse lucro pelo investimento total que fez no negócio e multiplica por 100 para transformar o valor em percentual.

Para melhorar o entendimento, digamos que você comprou R$ 500,00 em produtos Jequiti. Vendeu todos eles e obteve R$ 1.000,00. Veja como fica o cálculo:

  • ROI = (R$ 1000,00 – R$ 500,00) / R$ 500,00;
  • ROI = R$ 500,00 / R$ 500,00;
  • ROI = 1 X 100;
  • ROI = 100%.

Isso significa que você teve um ROI de 100% em cima dos R$ 500,00 que aplicou na compra dos produtos Jequiti. Em outras palavras, para cada R$ 1,00 que você investiu, voltaram R$ 2,00.

Vale destacar que, para ter uma análise de ROI mais completa, é importante incluir na conta todos os seus gastos com transporte, armazenamento, entre outros. E não somente o quanto gastou para pagar os produtos. Dessa forma, ali em “valor aplicado na compra dos produtos” você deverá acrescentar as demais despesas/custos. Isso ajuda a obter uma análise mais precisa.

Qual a lucratividade que uma consultora Jequiti pode ter?

Como dissemos, a margem de lucro praticada pela Jequiti é de 30% e pode atingir até 100%. Claro que, em alguns produtos, você vai ter um percentual maior ao aproveitar as promoções.

Acontece que seu lucro não é exatamente esse. Você ainda tem que descontar os gastos extras para saber quanto, de fato, está lucrando. É a diferença entre lucro bruto e lucro líquido.

Então, leve em conta todos os gastos que você tem ou possa vir a ter com a atividade de revenda consultora Jequiti. Gastos para para promover seus produtos, gastos para fazer pedidos, gastos com frete, gasto com ligações, gastos com passagens para ir até o cliente vender e entregar os produtos, entre outros.

São muitos gastos, não é?

Como controlar minhas vendas?

Se você não tiver um controle completo das suas vendas, contando com: um cadastro atualizado com o nome e telefone das suas clientes, o total vendido, os gastos incluídos e os prazos de recebimento, não vai conseguir fazer seu negócio evoluir.

A gente sabe o quanto é difícil ver tudo isso se você usar apenas um caderno de vendas. Então, o melhor é usar ferramentas próprias para isso. Caso se dê bem com programas de computador, pode usar planilhas. 

Uma dica bem interessante é aproveitar seu smartphone: há aplicativos excelentes para ajudar nessa tarefa, voltados para revendedoras e profissionais autônomos, que ajudam a organizar todas essas informações.

O melhor é poder levar isso junto a você durante cada visita, sem ter que anotar nada para salvar as informações quando chegar em casa.

Assim, você tem uma visão melhor do seu negócio e pode pensar em formas de melhorar seus resultados, calculando quanto você vende como consultora Jequiti para seus clientes e conhecendo seu ticket médio.

Como aumentar minha lucratividade como consultora Jequiti?

Para conseguir reduzir o impacto desses gastos nas suas vendas e manter sua lucratividade alta, é preciso vender mais, claro! Mas não se trata de simplesmente vender mais, quanto mais você vender para os mesmos clientes, mais consegue minimizar o peso dos gastos. Isso se chama aumentar seu ticket médio.

 O motivo é simples, você terá o mesmo gasto para fazer a visita a um cliente, certo? Se vender mais a ele, o impacto dos gastos da visita vai ser muito menor do que seria se você vendesse menos.

Se você entregar apenas um perfume ou três, por exemplo, vai gastar o mesmo na entrega, correto? Então, se sua cliente comprar mais, melhor ainda! 

Uma outra dica é pedir indicações de vizinhos e pessoas que moram próximas umas das outras. Assim você pode conseguir fechar mais negócios em cada visita e reduzir o custo das entregas. Se for preciso, ofereça brindes pela indicação: sempre há um ótimo retorno!

É importante controlar suas vendas com cuidado, a fim de garantir que sua lucratividade como consultora Jequiti seja a melhor possível.

O que é meu ticket médio?

O ticket médio é a quantidade que você vende, em média, para cada cliente que atende. Por exemplo: se 5 pessoas compram R$ 750 em produtos com uma consultora Jequiti, seu ticket médio é R$ 150 por cliente. É basicamente o quanto você vendeu dividido pela quantidade de clientes. Não importa se um cliente comprou menos e outro mais, o importante é saber a média que você costuma vender.

Conhecer esse número ajuda a conquistar sonhos e alcançar metas. Se você definir quanto quer vender por campanha, pode dividir isso pela quantidade de seus clientes e saber quanto precisa que cada um compre.

Como um bom networking contribui para ganhar dinheiro?

Mas primeiramente: O que é Networking?

O networking corresponde ao processo de formar uma rede de amizades e contatos, de modo que ajude pessoas a conseguirem trabalho e a venderem mais produtos. Se você quer ter sucesso atuando como consultora Jequiti, é fundamental aumentar seu networking sempre que possível.

Existem alguns locais que são propícios para essa ação. Veja:

  • festas e eventos;
  • congressos;
  • feiras;
  • salões de beleza;
  • ambientes de estudo, etc.

É importante identificar onde seu público costuma estar e se fazer presente nesses ambientes sempre que possível. Dessa forma, você poderá aumentar suas vendas e formar laços com pessoas que poderão fazer indicações de seus produtos para potenciais clientes, apontando oportunidades em outros locais.

Como o conteúdo na internet pode aumentar vendas?

Atualmente, as pessoas passam boa parte do tempo conectadas à internet por meio de smartphones, tablets, notebooks, entre outros dispositivos. Por isso, é importante criar espaços em redes e mídias sociais, ter um site e um blog para seus produtos e participar de grupos online.

Além de fortalecer seu networking utilizando esses canais, você também poderá ganhar dinheiro graças às vendas online.

Uma estratégia que ajuda nisso é o Inbound Marketing. Esse método visa à produção de conteúdo de qualidade para os internautas de modo a informá-los sobre os produtos e encaminhá-los, por meio de um funil, até o fechamento de vendas.

Dessa forma, você não só vende, mas pode conseguir clientes mais fiéis e seguidores do seu trabalho. Afinal, empurrar produtos é sempre algo chato, que pode afastar sua clientela.

Além de trazer conteúdos relevantes, prefira fazer promoções, como dar brindes ou descontos extras para quem compra mais. Lembre-se de que, se vender mais para um mesmo número de pessoas, poderá:

E agora, que tal começar a calcular esses números e ser uma consultora Jequiti de mais sucesso ainda? Se, para isso, você ainda estiver em dúvida, entre em contato conosco para que possamos ajudar!

Consultora Jequiti: você sabe qual é o seu lucro?
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