Você sabia que faz e é alvo do marketing boca a boca frequentemente? Sabe quando, por exemplo, você comenta com uma amiga que está querendo comprar uma televisão nova para o seu quarto e ela indica a loja X, já que essa tem o melhor custo-benefício, entrega rapidamente e ainda oferece a instalação de forma gratuita? Provavelmente, você vai considerar com mais atenção essa loja porque ela foi recomendada por alguém de confiança.

O mesmo acontece quando você é a pessoa que indica uma determinada marca, empresa, produto ou serviço para alguém próximo porque teve uma boa experiência, como um excelente atendimento ou uma qualidade acima da média da oferta em questão. Essa pessoa próxima levará muito em conta a sua opinião. Dessa maneira, a sua indicação terá grandes chances de se transformar em uma compra.

Então, você poderia pensar da seguinte forma: o meu trabalho como revendedora pode ser considerado uma forma de marketing boca a boca, já que, basicamente, eu recomendo os produtos da marca Y para as minhas clientes? E a resposta é: não! Pois é, pode até parecer estranho, mas isso explicaremos melhor ao longo deste post.

A seguir, você verá como funciona o marketing boca a boca e como utilizá-lo para ganhar mais. Acompanhe nas próximas linhas!

Entenda o que não é o marketing boca a boca

Como revendedora, seus argumentos de venda não podem ser considerados formas de fazer marketing boca a boca. O problema é que, nessa situação, você é uma das beneficiárias diretas na compra do produto ofertado, já que o principal interesse é lucrar. O que você diz soa mais como uma tática de venda e menos como um conselho ou uma recomendação sem compromisso.

O que dá força ao marketing boca a boca é justamente a percepção de espontaneidade no que uma pessoa fala. Não pode parecer algo forçado ou com outros interesses, como comerciais ou financeiros. A ideia, pelo contrário, é compartilhar uma boa experiência e mostrar, de forma natural, como as pessoas podem se beneficiar daquele produto ou serviço.

Então, isso quer dizer que você deve esperar a boa vontade dos seus clientes em falarem bem do seu trabalho e dos seus produtos? Também não! E é aí que vale a pena entender o significado desse marketing de indicações.

Saiba o que, de fato, é o marketing boca a boca

É uma forma de divulgar a sua imagem e as suas ofertas de forma “invisível”, ou seja, sem que você exerça uma influência direta em quem é atingido. Não se trata de convencer uma cliente a comprar o seu produto, mas sim de essa cliente falar bem de você para outras pessoas sem parecer um discurso de vendas.

E por que essa naturalidade é tão importante?

Um consumidor, quando pretende comprar alguma coisa, pesquisará por mais informações antes de tomar uma decisão, certo? Durante essa fase, ele assiste a alguns comerciais de TV, se depara com uma postagem patrocinada no Facebook ou um anúncio naquela revista que ele costuma ler sempre.

Paralelamente, esse mesmo consumidor também poderá pedir sugestões de amigos, parentes ou pessoas próximas; bem como pode ver as opiniões de clientes nas redes sociais, em sites de reclamação ou na própria página do produto que ele cogita comprar.

Diante desse cenário, eis a questão: se você estivesse no lugar desse consumidor, confiaria mais no que a empresa diz em seus anúncios ou no que amigos, parentes, colegas e outros clientes comentam? Bem, não sabemos você, mas grande parte do público tende a valorizar mais a opinião de pessoas próximas ou de quem possui uma certa autoridade para falar sobre aquilo.

E essa é a pegada do marketing boca a boca: fazer com que os clientes, quando estiverem em um bar, no trabalho, na escola ou WhatsApp conversando com pessoas próximas sobre os produtos que você vende, expressem boas lembranças, experiências e opiniões sobre o seu negócio.

Veja como aplicar essa tática em seu dia a dia

O marketing boca a boca pode acontecer tanto de forma natural quanto estimulada — e é essa que mais queremos compartilhar com você. Para incentivar os clientes a te indicarem para pessoas interessadas, eles precisam ter bons motivos para isso e você deve estar bem preparado. Logo, pensamos em 4 boas práticas que poderão ajudá-lo a vender mais com esse tipo de marketing. Observe:

1. Assegure uma lista atualizada de contatos

Se você está disposta a fazer marketing boca a boca para aumentar as vendas, então é necessário ter um canal direto de contato com a sua base atual de clientes. Você pode manter uma lista em uma agenda, em uma planilha ou, de forma ainda mais prática e fácil, em um aplicativo para facilitar a gestão das suas revendas. De todo modo, é importante ter, ao menos, um telefone, um e-mail e um perfil em rede social, como o Facebook, atualizados.

Dê preferência aos meios em que você achar mais fácil abrir contato com essas clientes.

2. Compartilhe novidades e conhecimento com as suas clientes

Uma boa maneira de manter um contato produtivo com elas é contando as novidades do seu catálogo ou compartilhando conteúdos relevantes. Você pode fazer uma ligação, chamar um grupo de clientes pelo WhatsApp ou fazer uma postagem no Facebook para contar sobre a entrada de novos produtos, comunicar um novo meio de pagamento e gravar vídeos ou escrever dicas sobre melhores formas de uso do seu produto, por exemplo.

Assim, as clientes terão assuntos para comentar com outras pessoas, poderão compartilhar esses conteúdos em seus próprios perfis e, o mais importante, terão mais conhecimento sobre o produto que você vende. Se uma indicação de alguém próximo já é relevante, imagine se ela demonstrar que sabe do que está falando.

3. Recompense as melhores clientes

Você pode estimular as clientes por meio de premiações. Essas recompensas podem variar desde um simples reconhecimento, como um “muito obrigado”, até prêmios como descontos, acesso exclusivo a uma nova de linha de produtos ou bônus para uma próxima compra. Muitas vezes, esse pode ser o “empurrão” que suas consumidoras precisavam para falar bem do seu negócio.

Mas lembre-se: faça isso com cautela para não acostumar mal as clientes a te indicarem somente em troca de premiações. Aconselhe-as a não serem insistentes ao citarem você, pois a naturalidade pode se converter em algo bem forçado e ruim para ambas.

4. Mantenha os seus consumidores satisfeitos

De nada adiantará ter uma lista atualizada, divulgar novidades e conteúdos ou oferecer prêmios se as clientes não tiverem motivos reais para te recomendar. Portanto, preze por um bom atendimento, por diversificar formas de pagamento, por garantir ofertas de qualidade, por caprichar na sua imagem e na embalagem dos produtos, enfim, demonstre o valor do seu trabalho para que ele seja compartilhado.

A chave para fazer um bom marketing boca a boca está na criação de bons relacionamentos com as suas consumidoras. Trata-se de estabelecer uma relação de parceria, de confiança e que não se prenda aos vínculos comerciais. É fazer, por exemplo, que uma pessoa recomende cosméticos de O Boticário não só porque seus produtos são bons, mas porque a revendedora é uma boa referência. Enfim, pode até não ser uma estratégia nova, mas continua muito poderosa quando o objetivo é aumentar suas vendas.

E aí, viu como marketing boca a boca pode ajudar você a vender mais? Então, se você gostou do nosso post, compartilhe-o em suas redes sociais!

 

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