Toda data festiva gera grandes expectativas para qualquer vendedor, mas sabemos que o as vendas de natal supera qualquer uma delas. A vontade de presentear, o espírito natalino, o décimo terceiro… tudo isso contribui para que, nessa época do ano, as pessoas se sintam motivadas a comprar mais.

Essa é uma notícia muito positiva para os seus negócios, mas será que você está super preparado para as vendas de Natal? Se quiser aproveitar ao máximo esse período, você precisará de ainda mais organização, atendendo com excelência às demandas dos seus clientes. Por isso, hoje vamos trazer cinco dicas que vão aumentar as suas vendas e impulsionar os seus lucros no fim de ano! Continue a leitura para saber mais!

Antecipe-se nas vendas de natal

Antecipar-se é a melhor forma de encarar as vendas no final de ano. Isso significa, principalmente, que você deve planejar e ampliar o estoque que estará à disposição do cliente. Como o volume de vendas é maior, ter produtos na mão tornará o seu trabalho mais fácil e impedirá que você perca uma venda por não ter um produto disponível.

É claro que esse estoque deve ser feito com cautela. Você pode usar como base as vendas do Natal anterior, observando quais itens tiveram mais saída. Se não possuir esse parâmetro, acrescente uma quantidade de 30% a mais nos produtos que você vende normalmente, dando uma maior atenção a aqueles com potencial de presente.

Invista nas promoções e kits de presente

Falando em presente, eles são os mais procurados nesse período. Por isso, uma boa alternativa para incentivar as compras é montar kits presenteáveis com os produtos da venda. Coloque-os em preço promocional, respeitando um limite que não comprometa o seu orçamento.

Além disso, outras promoções podem ser feitas, como os descontos progressivos (quanto mais compra, mais desconto o consumidor tem), desconto por indicação de cliente e outras opções. Esse é o tipo de estratégia que traz vantagens para o seu negócio e para quem está comprando.

Aposte na divulgação

De que adianta aumentar o estoque, ampliar a variedade de mercadorias e apostar nas promoções se todos esses benefícios não são conhecidos pelas pessoas? Apostar na divulgação é uma boa maneira de atingir novos consumidores e gerar uma visão positiva naqueles que já são seus clientes.

Aposte nas redes sociais, elas são ferramentas eficazes e baratas de divulgação. Existem ferramentas online que podem criar imagens temáticas com a foto de produtos, com o mote natalino ou de Réveillon, por exemplo. Use a criatividade!

Facilite a venda

Fim de ano também pode ser um período de grande estresse para as pessoas, seja pela maior quantidade de contas a pagar (IPTU, escola dos filhos), ou pela exaustão que andar pelas ruas cheias do comércio provoca.

Dessa forma, é seu papel tornar a compra do cliente mais prática. Amplie as formas de pagamento, aumente os prazos, se possível, vá até onde o consumidor está, ajude-o na escolha de presentes. Ofereça-o as vantagens de comprar em sua mão e de não ir de loja em loja em busca do produto ideal.

As vendas de Natal são oportunidades perfeitas para aumentar o rendimento e conquistar mais clientes. Esteja preparado para essa ocasião e desfrute dos benefícios que trabalhar com vendas no final de ano pode trazer!

Agora, queremos saber de você. O que faz para tornar o negócio durante o Natal mais lucrativo? Deixe um comentário! Sinta-se livre para fazer sugestões e tirar as dúvidas que tiver!

 
Vendas de Natal: você está super preparado?
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