Você já percebeu que, muitas vezes, 24 horas parece pouco para administrar a rotina de trabalho como revendedor, precificar mercadorias, calcular valores para separar o lucro da despesa e visitar clientes? Vida de revendedor não é fácil.

Para completar, é preciso encontrar tempo para cuidar da família e se manter atualizado com estratégias capazes de conquistar mais visibilidade no mercado e aumentar as vendas. É muita coisa!

No entanto, agir como se tivesse ligado o piloto automático não ajudará você a desempenhar melhor as suas atividades. Ser uma pessoa produtiva não significa, necessariamente, trabalhar demais; quer dizer realizar tarefas de forma estratégica, com eficiência e em menos tempo que o habitual.

Nesse contexto, a profissão de revendedor oferece algumas vantagens que se destacam de outras profissões e, ao mesmo tempo, muitos desafios.

Vantagens 

  • Ser chefe de si mesmo;
  • Poder fazer o que gosta;
  • Ter um horário flexível de trabalho;
  • Escolher a melhor data para tirar folgas ou férias.

Desafios no trabalho como revendedor

  • Gerenciar bem o tempo e evitar distrações;
  • Conseguir ampliar o número de clientes;
  • Competir com a concorrência de igual para igual;
  • Lidar com as finanças sozinho.

Vamos refletir: se colocássemos vantagens e desafios em uma balança, certamente o prato das vantagens seria o mais leve. Ser dono do próprio negócio permite que você desenvolva uma visão empreendedora, com autonomia para decidir o que fazer e como fazer. 

Quanto aos obstáculos que surgem no caminho, uma alternativa é buscar soluções práticas e inovadoras para vencer esses desafios e ser uma pessoa mais produtiva e bem-sucedida. Isso é o que muitos empreendedores fazem para continuar prosperando, mesmo quando os outros estão preocupados com a crise financeira que o país enfrenta. 

Ora, crises sempre existirão. As pessoas não deixam de comprar; elas apenas se tornam mais exigentes na hora de gastar dinheiro. Encontrar novas formas de atrair o consumidor é uma missão do empreendedor. 

No post de hoje, listamos algumas dicas para você organizar melhor a sua rotina de trabalho como revendedor e alcançar seus objetivos. Acompanhe!

Crie listas para facilitar o seu dia

É muito bom começar o dia com uma lista organizada das atividades que precisam ser feitas. Crie o hábito de fazer isso e marque com um X as ações que foram concluídas.

Dessa forma, é possível aproveitar melhor o tempo e evitar esquecimentos que comprometem o desempenho das vendas.

Mantenha uma agenda atualizada

Hoje, é possível utilizar agenda no próprio celular por meio do serviço do Google ou aplicativos no Play Store. A maior vantagem de usar uma agenda eletrônica são as notificações e alarmes que lembram os compromissos agendados.

Assim, fica muito mais fácil não deixar nenhuma tarefa para trás. 

Reserve um espaço para possíveis imprevistos

Não preencha todos os espaços da agenda com tarefas e compromissos. Leve em consideração que é impossível programar tudo que vai acontecer — afinal, imprevistos acontecem.

O ideal é planejar uma parte do dia para as prioridades e deixar um espaço vago para a resolução desses tipos de pendências. 

Tenha um cadastro de clientes

Mantenha um cadastro de clientes sempre atualizado, com informações básicas de contato, além de anotar o estilo de vida e as preferências de cada cliente.

Essas informações são muito úteis na hora de fazer contato ou em uma nova abordagem de vendas.

Organize o seu espaço de trabalho

O fato de realizar vendas externas não exclui a importância de ter um espaço de trabalho como revendedor em casa.

Por isso, reserve um cantinho para essa finalidade e mantenha pastas com informações de cada cliente, como fotocópia de documentos, comprovante de endereço, entre outros.

Mantenha o foco nas metas

Estipule uma meta de quanto você precisa vender no mês e calcule a média de clientes que é necessário atender para alcançar esse objetivo.

Ter um número que sirva como referência ajudará você a cumprir os compromissos com a segurança de obter bons resultados no final.

Separe os e-mails por categorias

Para facilitar o gerenciamento dos e-mails, a dica é personalizar a pasta dos fornecedores para que fique diferente da pasta de clientes. O G-mail permite criar pastas, assim como marcar determinadas mensagens como importantes.

Ele permite, ainda, configurar o sistema para emitir uma notificação na área de trabalho sempre que chegar um novo e-mail.

Combine o horário dos filhos

Quando for possível, organize o horário dos seus filhos de acordo com os seus. Por exemplo, aproveite para fazer uma pausa de descanso no intervalo das refeições.

Dessa forma, você relaxa um pouco e ainda faz companhia a eles.    

Busque soluções práticas para ajudar na rotina de trabalho

A tecnologia existe para proporcionar praticidade, seja em casa ou no trabalho como revendedor. Por isso, fique atento às ferramentas e outras novidades disponíveis no mercado.

Utilize WhatsApp para se comunicar com o seu público, entre outros aplicativos personalizados para gestão de negócios.

Pratique uma atividade física

No mundo moderno, temos de dar conta de muitas coisas ao mesmo tempo. Além disso, todas as informações que lidamos durante o dia contribui para o cansaço mental, e isso não é bom. Praticar uma atividade física ajuda a melhorar o humor, dá mais energia e entusiasmo para enfrentar o trabalho. Além disso, é uma poderosa arma contra o estresse. Pense nisso!

Como você pôde perceber, o empreendedorismo exige uma certa disciplina. Ser uma pessoa organizada, manter uma agenda de compromissos, fazer o cadastro de clientes e todas essas situações apresentadas são extremamente importantes para melhorar o seu desempenho como revendedor.

Atualmente, a tecnologia está cada dia mais avançada. Para cada tipo de desafio ou problema, existe alguém que está desenvolvendo estratégias para oferecer soluções inteligentes, capazes de minimizar os conflitos e potencializar os resultados. Não há motivo para temer: a hora de fazer é agora. 

Lembre-se: as vantagens superam os desafios. Poder administrar a própria rotina de trabalho como revendedor é um privilégio reservado para os corajosos. Continue buscando informações úteis, que contribuam para o seu aperfeiçoamento profissional e pessoal. Em breve, você perceberá que é possível aumentar o seu reconhecimento e se destacar da concorrência.

O que você faz ou pretende fazer para organizar a sua rotina de trabalho? Deixe um comentário!

Saiba como organizar sua rotina de trabalho como revendedor
4.7 (94.55%) 22 votos