Provavelmente você já passou por uma situação em que as vendas tenham dado prejuízo. Se não passou, infelizmente a notícia não é boa: saiba que ainda vai passar. Mas e então? O que fazer quando tiver prejuízo em suas vendas?

Pode acontecer de o seu ramo não estar acompanhando as tendências de mercado, as vendas caírem por conta da economia ter “azedado”, os clientes ficarem inadimplentes (quando não pagam suas dívidas). Enfim, uma série de motivos pode contribuir para que se tenha prejuízo com as vendas. E você precisa muito saber identificar a causa dele.

Obviamente, prejuízo é o que ninguém quer que aconteça, mas se acontecer, esteja pronto para enfrentar a situação de cabeça erguida! Leia com atenção os caminhos e as soluções que vamos apresentar aqui para que você se recupere o mais rápido possível desse problema.

Como verificar a causa do prejuízo

Pronto, chegou o momento que nenhum revendedor quer viver: o prejuízo com as vendas. Assim, a primeira coisa a se fazer é identificar o que causou o contratempo.

Com certa organização e controle bem redondinhos, avalie se seu negócio está valendo a pena. Perceba se nos últimos meses você teve uma redução nas vendas ou, por exemplo, se algum cliente começou a falhar para pagar.

Dessa forma, vários podem ser os motivos do prejuízo, ultimamente até mesmo a crise econômica que o país atravessa. Porém, um bom franqueado não se deixa abater com crise alguma! Ele sempre encontra soluções e oportunidades para dar a volta por cima.

Analise seu fluxo de caixa

Pode parecer que fazer um fluxo de caixa é tão difícil como tentar decifrar códigos de computador, mas não! Você com certeza já tem um fluxo de caixa pronto quando, por exemplo, você controla e calcula seus ganhos e despesas domésticas.

Assim sendo, use e abuse da tecnologia a seu favor! Hoje em dia, você pode registrar seus gastos e os recebimentos (fluxo de caixa) em aplicativos para celular bem fáceis de usar. Vendo o movimento financeiro com seus próprios olhos, você vai saber o que fazer quando tiver prejuízo.

Negocie prazos com seus clientes

Apresentar prazos flexíveis aos clientes no fechamento da venda é um bom atrativo para evitar prejuízos e até mesmo para vender mais!

Então, antes de definir as condições de pagamento que você pode oferecer, analise com cuidado se as datas e o parcelamento da venda ofertados são viáveis para você. Caso contrário, o tiro pode sair pela culatra, e o que antes parecia uma vantagem pode virar uma grande dor de cabeça.

Desenvolva estratégias para aumentar as vendas rapidamente

Estabeleça metas pessoais para ter seu objetivo bem definido. Com disciplina e organização é perfeitamente possível atingir o que desejamos, ganhando mais.

Para ajudar, faça promoções, lembrando sempre de não desvalorizar seu produto dando descontos. Prefira algo como: compras acima de “tal” valor, leve de brinde “tal” produto. Oferte também pacotes promocionais em datas comemorativas, como dia das mães, dos pais, dia dos namorados e Natal.

Da mesma forma, crie uma lista de transmissão no WhatsApp, por exemplo, para divulgar as novidades e promoções. Divulgar seus produtos com certa frequência, sem incomodar demais sua clientela, fará com que as pessoas se lembrem sempre de você na hora de comprar!

O mais importante é não desanimar e saber o que fazer quando tiver prejuízo. Lembre-se de que você não é o primeiro e nem será o último a passar por isso. Mantenha a calma, respire fundo e encare a situação com sabedoria e força!

Por fim, se conecte a parceiros que te ajudem a simplificar suas atividades do dia a dia, certamente eles vão contribuir para você fazer mais vendas em menos tempo!

E então? O que achou das dicas? Deixe aqui o seu comentário!

Prejuízo nas vendas: saiba o que fazer quando tiver e como evitar
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