Depois de uma longa semana indo de porta em porta, as horas livres são mais que bem-vindas, não é mesmo? Pode parecer tentador dar uma esticadinha na rotina de revendedora nos finais de semana, mas é recomendável que você use esse tempo para descansar e distrair a mente.

Faça atividades além do seu trabalho como revendedora!

Já está comprovado que existe uma forte ligação entre diversas doenças e o excesso de trabalho. Isso se aplica a sua atividade como revendedora também, posto que a falta de tempo para descanso e atividades físicas podem causar estresse, ansiedade e depressão. Para ajudar a melhorar a qualidade do seu tempo livre, separamos 6 dicas do que fazer em suas horas vagas. Prepare-se para relaxar!

1. Pratique esportes

A prática regular de esportes pode melhorar tanto sua saúde física quanto a mental. Além de aumentar a sua disposição — da qual você certamente precisará no seu dia a dia, trabalhando como revendedora —, o exercício físico libera substâncias químicas como a endorfina, que fazem com que você se sinta mais relaxada e previnem a ansiedade e o mau humor.

Alguns esportes que você pode praticar sozinha ou acompanhada, sem necessidade de investir em muitos equipamentos são: caminhada, corrida, ioga, natação etc. Uma boa ideia é dar preferência a atividades que possam ser feitas ao ar livre, em contato com a natureza. Como você verá a seguir, o contato com a natureza traz diversos benefícios para a saúde, além de equilíbrio para a rotina.

2. Coloque a leitura em dia

A leitura é um excelente hábito para se manter! Além de ser um ótimo passatempo, ler é o melhor exercício mental: a leitura frequente ajuda a melhorar a memória e a concentração, aumenta o conhecimento e expande o vocabulário. Bom demais, não é?

Caso esteja apenas procurando uma distração leve, recomendamos os romances de Nicholas Sparks e da Jojo Moyes: autores em alta no momento, que têm uma grande coleção de histórias de amor. Se quiser algo mais voltado para a carreira, “O Monge e o Executivo” (James C. Hunter) e “O Poder do Hábito” (Charles Duhigg) podem ser boas opções.

Caso faça parte do time das que adoram deixar tudo organizado e arrumadinho em casa, vai gostar de “A Mágica da Arrumação” (Marie Kondo). Seja qual for a sua escolha, prepare-se para se divertir e aprender ao mesmo tempo. Você também pode procurar livros com inspirações, dicas e técnicas de vendas para aplicar nos dias de semana, em sua rotina como revendedora. 

3. Divirta-se com amigos e familiares

Muitas vezes, durante a correria do dia a dia para encontrar clientes, não sobra tempo nem mesmo para conversar com os familiares que moram na mesma casa que você — quanto mais conversar com amigos!

É importante se esforçar para manter esse contato, nem que seja apenas durante os finais de semana, pois a família e os amigos fazem com que você não se sinta sozinha. Além disso, se estiver com algum problema ou algo ruim tenha acontecido durante a semana, você pode conversar com eles e ter o alívio de dividir a angústia.

Estar com a família renova as energias e faz com que você se lembre do motivo pelo qual levanta para trabalhar com alegria todos os dias: seus filhos. Aproveite todas as fases da vida familiar, pois elas passam rápido, deixando apenas as lembranças dos bons momentos vividos juntos.

4. Tenha um hobby

Seu hobby vai depender muito dos seus talentos e do que você gosta de fazer. Alguns dos mais comuns são a pintura, a jardinagem, a costura e outros tipos de trabalhos manuais.

Porém, não é preciso ficar presa a eles! Você pode, por exemplo, colecionar filmes, correr maratonas, escrever poemas, praticar a fotografia, fazer colagens, tocar um instrumento e ir ao cinema. Existem diversas opções de atividades que podem ser realizadas sozinha ou na companhia das amigas e dos familiares.

Para quem gosta de cozinhar, por exemplo, a atividade pode deixar de ser apenas uma tarefa doméstica e passar a ser um hobby! Hoje em dia, é possível encontrar a receita de qualquer prato na internet. Que tal melhorar seus dotes culinários e ainda deixar a família toda feliz?

5. Aproveite as redes sociais

Durante a semana, é difícil sobrar um tempinho para dar uma olhadinha no Facebook e nas outras redes sociais. Entretanto, essa é uma das atividades preferidas da maioria dos brasileiros. Com apenas alguns cliques, é possível dar um “Oi” para aquele parente que mora longe, saber o que suas amigas andam fazendo, além de ficar por dentro das principais notícias.

As redes sociais também são ótimas para expandir bons relacionamentos profissionais. É fácil encontrar comunidades de revendedoras, com as quais você pode trocar dicas úteis para a sua rotina de trabalho na área de vendas. Lembre-se de manter o tom casual e divertido nessas interações, afinal, você deve estar descansando e não trabalhando!

6. Conecte-se com a natureza

Às vezes, tudo o que precisamos é de um momento de paz, para relaxar e esvaziar a mente. O contato com a natureza pode ser um grande aliado do descanso. O Sol — que estimula a produção de vitamina D e de outras substâncias que melhoram nosso bem-estar — e o ar fresco são excelentes para a saúde.

A conexão com a natureza pode ajudar ainda a ter uma mente mais equilibrada e tranquila. Caso more perto da praia, um banho de mar e um tempinho deitada sob o sol são capazes de renovar sua energia para a semana inteira!

Porém, se esse não for seu caso, não desanime: procure por áreas verdes da sua cidade, como parques e praças. Pode ser que existam também cachoeiras ou rios próprios para banho por perto. O importante é estar em paz consigo mesma e aproveitar algumas horinhas longe das responsabilidades como revendedora, para retornar ao trabalho cheia de disposição!

E então, revendedora, gostou das nossas dicas sobre o que fazer em suas horas vagas? A maioria delas, além de ajudar a aproveitar melhor seu tempo livre, também faz com que você aprenda e adquira novas habilidades que podem ajudar bastante na sua rotina!

Caso tenha alguma outra dica que deixamos de fora dessa seleção, que tal nos contar nos comentários abaixo? Compartilhe sua experiência conosco!

Revendedora: saiba o que fazer em suas horas vagas
5 (100%) 1 voto