Sabemos que ser revendedora não é uma tarefa fácil e que uma das principais dificuldades é gerenciar as finanças e fazer o dinheiro render até o fim do mês. Mas fique calma, pois é possível se planejar para vender mais e reduzir custos no dia a dia.

Pequenas mudanças de atitudes podem fazer uma grande diferença. Com muita dedicação e determinação, é possível fazer com que o dinheiro seja bem gasto e com que a quantia economizada seja usada para investir no estoque, na poupança ou até mesmo em algo que você deseja muito.

Por isso, não desanime e leia este post! Aqui, reunimos algumas dicas super práticas para que você possa reduzir custos no dia a dia. Confira:

Use o celular para reduzir custos

Você sabe realmente como o seu dinheiro é gasto? Se a resposta é não, não se assuste. É bem comum que a gente não saiba direito para onde foi o dinheiro do mês. A vantagem de controlar como você gastou o seu capital é que fica muito mais fácil saber o que é preciso fazer para reduzir custos.

Com a ajuda de aplicativos no celular, você pode listar tudo o que comprou. Parece difícil, mas não é! Os aplicativos são programas iguais ao Facebook e ao WhatsApp, e neles você pode inserir as informações do que você gastou recentemente. Eles vão te mostrar de que forma você tem administrado o seu dinheiro, e você pode ficar surpresa como algumas compras pequenas pesam bastante no orçamento.

Existem aplicativos disponíveis tanto para celulares do sistema Android quanto iOS, e eles são bem fáceis de serem usados. Basta você fazer o download, criar um cadastro usando os seus dados e começar a usar.

Além de ser muito mais prático do que um caderno de anotações, você não corre o risco de perder ou deixar de anotar. Afinal, o seu celular sempre está com você, não é mesmo? Nesse sentido, o aparelho pode ser o melhor aliado para reduzir custos no dia a dia.

Prepare a sua comida e leve-a de casa

Além de ser uma maneira muito mais saudável de se alimentar, preparar a sua comida de casa vai te ajudar a economizar bastante. Por mais barato que seja o quilo do restaurante self-service, fazer as refeições fora de casa contribui para que os custos do dia a dia aumentem muito.

Como as compras de casa podem ser feitas em supermercados, o gasto com alimentação é muito menor. Afinal, comprar em grande quantidade traz mais vantagens, e as embalagens tipo família podem durar bastante (só é preciso prestar atenção nos prazos de validade!).

Lembrando que o que não for consumido pode ser deixado para outros dias ou congelado. Nada de desperdício! Por isso, sempre que possível, faça as refeições em casa ou leve uma marmita quando precisar visitar clientes ou realizar entregas de produtos.

Também resista às tentações de comprar lanches durante o dia. Tenha sempre com você barras de cereais, biscoitos, frutas e uma garrafa de água para que não seja necessário gastar dinheiro na rua.

Procure uma carona solidária

Gastos com transporte também pesam bastante no fim do mês. Mas como se locomover sem precisar pagar passagens de ônibus ou metrô? Consulte sempre os vizinhos da sua região e busque quem faz o mesmo trajeto que o seu.

Em vez de pagar uma passagem, contribuir mensalmente com a gasolina de quem oferece a carona pode ser mais barato. Além de ser mais confortável, você pode aproveitar o trajeto para organizar os seus materiais, entrar em contato com os clientes ou simplesmente descansar.

Outra maneira de encontrar uma carona solidária é buscar em redes sociais como o Facebook. Lá, você pode encontrar grupos de pessoas que trocam caronas e que realizam esse tipo de serviço. Não custa nada perguntar também nos seus grupos de WhatsApp!

Evite fazer compras a prazo

Abolir as compras a prazo é uma das maneiras para evitar gastar mais do que você tem. Lembre-se: reduzir custos no dia a dia significa saber planejar como o dinheiro é gasto. Por isso, apesar de parecer uma ótima maneira de adquirir um móvel ou um eletrodoméstico que você tanto deseja, parcelar fará com que você fique com dívidas durante meses.

Isso mesmo! Você deixará de poder gastar porque você se comprometeu com uma compra que pode complicar o dinheiro que você ganha mensalmente.

Peça descontos e negocie sempre

Não tenha vergonha e peça descontos sempre que precisar fazer compras. Alguns estabelecimentos dão descontos significativos para quem paga à vista, e a negociação quase sempre dá certo. O importante é não deixar de barganhar nunca!

Para reduzir custos no dia a dia, é preciso pesquisar bastante e não comprar por impulso ou por insistência do vendedor. Seja firme e mostre que você dá muito valor para o seu dinheiro e que, ao mesmo tempo, não quer deixar de ter qualidade. O importante é conseguir negociar de maneira que seja bom para os dois lados.

Quando não é possível ganhar descontos, pesquise nas lojas que você frequenta se há brindes ou programas de fidelização. Ao ganhar brindes, você pode aproveitar para presentear familiares, amigos ou clientes mais próximos. Já ao participar de programas de fidelização, o dinheiro que você usou pode ser revertido em pontos ou até mesmo em outros produtos. Pensando em longo prazo, isso pode ser bastante vantajoso e ainda vai te ajudar a reduzir custos no dia a dia.

Mas lembre-se de que as compras precisam ser necessárias. Então, nada de desperdiçar o saldo da sua conta bancária com coisas que vão além do que você precisa, OK? Caso contrário, todo o seu esforço para diminuir os gastos será em vão.

O que você achou das nossas dicas para reduzir custos no dia a dia? Gostou deste post? Então compartilhe-o nas suas redes sociais para ajudar amigos e familiares a fazerem o mesmo! Além disso, eles podem te dar outras recomendações para que você possa planejar ainda melhor os seus gastos.

Como uma revendedora pode reduzir custos no dia a dia?
4.3 (85%) 4 votos