Sabemos que o dia de trabalho de uma revendedora pode ser bem cansativo, o que, muitas vezes, pode trazer desânimo. Ao mesmo tempo, e assim como você, acreditamos que essa é uma jornada recompensadora, capaz de fazer valer as muitas horas de dedicação e esforço.

Nesse sentido, os momentos de lazer podem ser uma boa forma de redescobrir sua motivação como revendedora e aumentar o ânimo para as vendas. Afinal, as histórias da ficção podem trazer ótimas reflexões e ensinamentos que valem, sim, para o mundo real.

Quantas vezes já assistiu a um filme, uma série ou uma novela que te fez refletir sobre suas lições? Ou se identificou com os personagens, seus problemas e suas dúvidas?

Para te dar ainda mais estímulo, separamos neste post cinco filme sobre vendas e motivação, que trazem lições importantes para toda revendedora.

São histórias encorajadoras — algumas até baseadas em fatos — com personagens que passam por problemas semelhantes aos que você pode encontrar em sua vida. E aí, se interessou? Então veja as nossas dicas!

Siga a lista de filmes que toda revendedora deve assistir!

À Procura da Felicidade (2006)

Nunca deixe ninguém te dizer que não pode fazer alguma coisa

Os problemas não esperam, e você não pode ficar esperando que eles passem. Esse é um dos mais fortes ensinamentos provocados pelo filme, baseado em uma história real, dirigido por Gabriel Muccino e estrelado pelo ator Will Smith.

A história é mesmo inspiradora, e pode provocar lágrimas nos mais emotivos. Nela conhecemos Chris Gardner, um pai que se vê solteiro e em grandes dificuldades financeiras. Diante disso, ele emprega suas habilidades de venda para conseguir vencer essa situação.

Sem dúvidas, é uma verdadeira luta pela sobrevivência, em que o protagonista topa tudo para contornar os obstáculos por meio de muito trabalho.

O filme também traz uma lição valiosa para as suas vendas: pense bem antes de investir todo o seu dinheiro em um só negócio. Sempre avalie se o produto é viável — ou seja, competitivo, com um preço bom e que interesse aos consumidores.

E lembre-se: a impulsividade, mesmo diante das dificuldades, não combina com empreendedorismo.

De porta em porta (2002)

Me dê a pior rota e eu posso provar que sou capaz.

Outro filme sobre vendas baseado em uma história real, que comove e motiva. Bill Porter é um americano que sempre encontrou obstáculos em seu dia a dia devido às sequelas de uma paralisia cerebral.

Mesmo assim, nunca deixou que as dificuldades de fala e locomoção fossem limitações em sua vida. E foi assim que conseguiu um emprego em uma multinacional, como vendedor de porta em porta.

Nessa jornada, em que teria que percorrer longas distâncias para atingir as metas, o vendedor encontra muito preconceito.

A história ficou conhecida após o vendedor se tornar o mais rentável da empresa Watkins Incorporated, quando sua trajetória atraiu a atenção da mídia e virou filme, em 2002.

Assim, o valor da persistência, dos relacionamentos e da determinação são alguns ensinamentos deixados por “De porta em porta”. Uma história emocionante e inspiradoras a sua atividade como revendedora.

Jerry Maguire: a grande virada (1996)

O segredo para os negócios são os relacionamentos pessoais.

Se você não gosta tanto do gênero dramático, “Jerry Maguire” é uma boa opção, pois traz a comédia como um bom elemento de motivação.

Inspirado no mundo dos esportes, a obra é um relato sobre um agente bem-sucedido que decide falar tudo o que pensa sobre a sua empresa e sobre a forma como ela conduz os negócios.

Em uma carta de 25 páginas, Jerry sugere que os colegas de trabalho tenham menos clientes para cultivar melhor os relacionamentos. Mas, diferente do que imaginava, essa explosão de consciência o faz perder o emprego.

A partir daí, ele tem que lidar com a nova situação, mantendo a lealdade aos seus princípios. Assim, um aspecto importante do filme, e que serve de reflexão para quem exerce qualquer atividade, é o cuidado com os relacionamentos ao longo da vida e com os valores que se carrega.

A Rede Social (2010)

Existe uma diferença entre estar obcecado e estar motivado.

Há 13 anos, um jovem da Universidade de Harvard — uma das mais conceituadas no mundo — decidiu criar um website para comparar a aparência das mulheres de sua faculdade.

A decisão, tomada após romper com sua namorada, o levou a uma série de novos relacionamentos e ideias que levaram à criação da rede social mais utilizada no Brasil e no mundo: o Facebook.

Apesar das várias questões éticas envolvendo o protagonista Mark Zuckerberg e suas ações, o filme ainda traz lições importantes sobre empreendedorismo.

Algumas delas são: começar com pequenos passos não significa que grandes resultados não virão; criar e manter contatos é importante; manter o foco e motivação fazem a diferença.

O filme prende a sua atenção, e é uma boa pedida para entender como grandes mentes do empreendedorismo pensam.

O discurso do Rei (2000)

Não se deixe dominar pelo medo.

O tema aqui é a superação, e como as dificuldades que aparentam ser mais profundas em alguém podem ser superadas com treinamento e muito trabalho. Afinal, por maior que seja a dificuldade que você acredita ter, ela pode ser desenvolvida.

Sua história nos conta sobre o príncipe Albert Frederick, que está prestes a assumir o trono da Inglaterra, mas esbarra com a gagueira, algo que poderia lhe impedir de se comunicar de maneira satisfatória com o seu país.

Diante disso, sua esposa recorre a um fonoaudiólogo para ajudá-lo a vencer seu sentimento de medo e inadequação.

O filme é uma aula para as revendedoras, que precisam de muitas habilidades para conquistar e manter os seus clientes: a comunicação, o convencimento e o bom relacionamento com o público, por exemplo.

Além disso, as técnicas passadas pelo treinador mostram como deve ser a postura ideal de alguém que deseja se comunicar perfeitamente com outra pessoa, o que é essencial nas vendas e o que leva ao fechamento de um negócio.

Enfim, sabemos que o cinema sempre foi capaz de ir além do entretenimento, trazendo reflexões importantes e com impacto em nosso dia a dia. Mais do que histórias que provocam emoção, risos e passatempo, é sempre possível tirar bons ensinamentos deles.

Então, depois de assistir a um filme sobre vendas dessa nossa lista, transforme a sua motivação em ação na sua rotina como revendedora! Aliás, que tal assistir com um caderninho do lado para anotar todas as ideias e frases que você achar que podem te ajudar em seu trabalho como revendedora? Mãos à obra!

E aí, já viu algum desses filmes? Comente aqui o que achou! Conhece alguém que poderia gostar dessa lista? Então, aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais!

 

5 filmes sobre vendas e motivação que toda revendedora deveria assistir
4.5 (90%) 2 votos