Com o final do ano próximo, os lojistas e vendedores já começam a ficar animados com uma das melhores épocas do ano para o comércio em geral: o Natal. Mesmo com o momento econômico enfrentado pelo país, todos os empreendedores e vendedores estão com ótimas expectativas para os resultados do mês de dezembro.

Podemos dizer que o Natal é provavelmente o momento ápice de demanda por serviços e produtos, fazendo com que as lojas e os vendedores atinjam faturamentos recordes. Mas, para que isso ocorra, é preciso preparar-se para o último mês do ano.

O cenário atual de variações de demanda, a altíssima concorrência do mercado e, principalmente, a facilidade com que as pessoas têm para pesquisar produtos e melhores preços, exige que os vendedores estejam preparados para conseguirem destacar-se. É fundamental que se esteja pronto para atender todos os clientes e apresentar a eles os melhores produtos e as condições de pagamento mais adequadas.

Se você deseja aumentar as vendas no natal e alcançar ótimos resultados no mês de dezembro, este post é para você! Veja a seguir 8 dicas para fechar o ano com chave de ouro!

1. Ofereça um atendimento de qualidade

O primeiro passo para aumentar as vendas no natal é oferecer um atendimento de excelência aos clientes. Todas as pessoas desejam ser bem tratadas e querem que os vendedores atendam às suas expectativas. Por isso, é muito importante tratar clientes com muito carinho e prestar atenção a todos os detalhes.

Uma dica simples e que proporciona bons resultados é: atenda cada um dos clientes de forma única e exclusiva. Quando as pessoas recebem um tratamento de qualidade, as chances de fechar negócio são infinitamente maiores. 

2. Mantenha contato com os clientes atuais

Uma pessoa que já realizou compras no seu negócio conhece a qualidade dos produtos e do atendimento, correto? Então é muito importante que, nessa época de fim de ano, os vendedores não deixem esses consumidores de lado.

Os clientes que já conhecem o que você tem a oferecer são, provavelmente, o público com maior potencial para realizar compras no natal. Portanto, não deixe de manter o contato com os clientes atuais.

Envie e-mails, mensagens, convide cada um deles para ver os novos produtos e mostre as promoções de fim de ano. Essas atitudes dos vendedores podem instigar os consumidores a comprarem novamente: vender para os mesmo clientes deve ser um grande objetivo nas suas ações.

3. Garanta o estoque para o fim de ano

Para se preparar para o grande aumento da demanda de produtos, manter o estoque elevado é um ponto muito importante. É essencial que os vendedores tenham todos os itens que os clientes possam querer — caso ele não encontre, provavelmente irá buscar na concorrência.

Portanto, neste fim de ano, não deixe, em hipótese nenhuma, de manter o estoque elevado. Mas tenha bastante cuidado ao manusear o estoque: muitos produtos armazenados representam fluxo de caixa retido — o que significa menos dinheiro disponível. Antes de preparar o estoque, então, não deixe de fazer uma pesquisa de mercado para entender as necessidades dos clientes e, dessa forma, preparar-se de forma eficaz.

4. Tenha diversas embalagens e enfeites

Na hora de comprar um presente, o consumidor leva muito em consideração não somente o produto, mas também a sua apresentação. Buscando suprir as exigências dos clientes para dar um presente bonito e atrativo, os vendedores devem preparar-se com as mais diversas opções de embrulhos e caixas.

A embalagem do presente pode ser um grande diferencial da sua venda, visto que muitas lojas não entregam caixas aos clientes e, muito menos, fazem embrulhos. Por isso, prepare-se com o que há de melhor no mercado para atrair o mais exigente dos clientes e aumentar as vendas no natal.

5. Abuse das promoções

O Natal é a época mais propícia para os vendedores fazerem promoções do tipo “combo” — compre um e leve outro — e descontos cumulativos, que fazem com os clientes comprem maior quantidade de produtos para conseguir melhores preços. Não deixe também de lançar promoções antecipadas — algumas semanas antes da data — para garantir os melhores preços do mercado e chamar atenção da maior quantidade de clientes possível.

Um detalhe importante: nas promoções antecipadas, não deixe de estipular um prazo final e deixá-lo claro para os clientes. Isso ajuda a criar nas pessoas um senso de urgência para fechar negócio, podendo fazer, inclusive, com que comprem maior quantidade de produtos em menor tempo.

6. Permita diversas formas de pagamento

Lembre-se sempre de que todos os clientes buscam comodidade e querem que os vendedores ofereçam as condições que mais os agrada. Por isso, permita que os consumidores tenham acesso às mais diversas formas de pagamento e às melhores condições do mercado. Ofereça descontos para pagamentos à vista e opções de parcelamento, além de aceitar os mais variados tipos de cartões.

É importante que os vendedores saibam que, se o cliente não gostar do que for oferecido, ele provavelmente buscará melhores condições em outra loja.

7. Estipule metas de vendas para o Natal

Uma maneira simples de aproveitar o natal e alavancar as vendas é definindo metas a serem alcançadas. Estipular um objetivo a ser buscado é uma ótima forma de manter a motivação e garantir um ótimo rendimento no mês de dezembro, fazendo com que se aproveite o máximo do momento.

Não deixe de ver também como bater as metas de vendas em 2017 e começar o ano com o pé direito!

8. Invista em marketing digital

A grande maioria dos consumidores, antes de chegar à escolha final do produto e fechar negócio, faz uma série de pesquisas na internet em busca dos melhores itens que atendam a todas as suas necessidades. Não podemos deixar de citar, também, que todas as pessoas procuram os melhores descontos e formas de pagamento atrativas.

Portanto, para alavancar as vendas no natal, não deixe de criar um blog e manter as redes sociais como Facebook e Instagram sempre atualizadas. Isso possibilita alcançar uma quantidade enorme de pessoas e resultar em ótimas vendas no fim de ano.

Gostou das nossas dicas de como aumentar as vendas no natal? Caso conheça outras que deixamos de citar, não deixe de comentar e compartilhar conosco!

Revendedora: aprenda como aumentar as vendas no natal
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