Final de ano é sempre a mesma história, não é verdade? Todos super focados nas datas comemorativas, mais especificamente no Natal e na virada do ano. É tempo de vender muito, mas, principalmente, de fazer um planejamento de vendas de fim de ano para revendedores!

Sim. Sempre que há esse período de sazonalidade, ou seja, um momento em que os clientes começam a pipocar — assim como as vendas — é um grande sinal de que você deve realizar um grande planejamento.

É dessa forma que você evita problemas internos, como o controle de estoques, bem como também garante o sucesso nas vendas! Então veja só, logo a seguir, as nossas dicas para realizar um bom planejamento para fim do ano!

Recupere o histórico do fluxo de caixa para fazer o planejamento de vendas de fim de ano

Antes de pensar em qualquer outra coisa, é muito importante fazer o levantamento do fluxo de caixa em períodos anteriores. Assim, você vai descobrir como foi a movimentação nas datas comemorativas e pode preparar estoques, ações de marketing, entre outras coisas.

Claro que a análise fria do fluxo de caixa não é o suficiente. Para fazer um bom planejamento para fim do ano, é indispensável que você leve em consideração, também, o momento em que estamos inseridos atualmente  — de recuperação da crise.

Pense em promoções especiais

Claro que, em uma data comemorativa, é indispensável que você pense em ofertas especiais para os seus clientes. Afinal, a concorrência certamente encontrará maneiras para atrair a clientela, e você não pode fazer diferente.

São inúmeras as estratégias que você pode usar, como descontos, brindes, entre outros. O mais importante é não deixar de pensar na sua estratégia para chamar a atenção da clientela e fazer o seu planejamento de vendas de fim de ano

Elabore uma estratégia de marketing

Pode ter certeza: marketing é tudo nessa época do ano. E, por marketing, entenda tudo o que é relacionado ao posicionamento no mercado. É preciso pensar desde a forma como os produtos serão expostos e decorados, até as promoções, como já vimos.

No entanto, mais importante que tudo isso é a forma como você vai fazer o seu planejamento de vendas de fim de ano para divulgar essa sua comemoração. Uma boa dica é elaborar estratégias de marketing digital. Links patrocinados, mídias sociais e o e-mail marketing têm se mostrado ações muito efetivas para garantir o retorno do cliente.

Faça uma preparação temática

Para concluir o nosso texto de hoje, é muito importante falarmos sobre a importância de preparar toda a temática da sua empresa. 

Tudo deve estar de acordo com as festividades, para que o seu clientes entenda exatamente que o seu negócio está em clima de festa — e, consequentemente, com conteúdo promocional. 

Os próprios vendedores devem estar preparados. Eles devem ser educados e sempre desejar boas festas para os seus clientes. 

É muito importante lembrarmos que o planejamento de vendas de fim de ano não é o único que deve ser realizado de maneira sazonal. São muitas outras datas comemorativas que devem ter total atenção do empreendedor. Por isso, fique atento e siga essas dicas em todas elas.

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Planejamento de vendas de fim de ano para revendedores
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