As pessoas que trabalham com revenda de porta em porta precisam ter seu tempo bem organizado. Afinal, devem visitar o maior número possível de casas no mesmo dia, já que ganham por produção. Precisam, ainda, fazer as tarefas administrativas do negócio, como solicitar mercadoria, dar baixa nas entregas e listar os pagamentos recebidos. Enfim, é muito trabalho, e ele precisa ser bem organizado para garantir a produtividade. Por isso, contar com uma boa agenda é fundamental. Você sabe como organizar a agenda? Se não, continue lendo este post, pois vamos revelar tudo o que você precisa saber sobre isso:

O momento ideal de comprar a agenda

Se você ainda não tem o hábito de usar a agenda, deve comprá-la já. A partir daí, você vai se acostumando a fazer suas anotações e a se organizar com antecedência. Mas, se você já usa a agenda, o ideal é comprar a do ano seguinte antes do mês de dezembro, pois comprá-la nesse período te garante achar opções com menores preços.

A escolha da agenda certa

É sempre uma tentação escolher a agenda 2021 ou dos próximos anos só pela capa. Mas quem precisa da agenda para organização de tarefas de trabalho deve considerar outros fatores. Nesse sentido, considere:

  • a quantidade de compromissos que você assume;
  • o número de pessoas que você atende diariamente;
  • e, até mesmo, a bolsa que você usa.

Assim, se você tem muitos compromissos e atende muitas pessoas em um mesmo dia, prefira o modelo que tem uma página inteira por dia e que tem a página de planejamento do mês e do ano. Veja, ainda, se sua bolsa comporta o tamanho escolhido.

Passo a passo para a organização da agenda

Planejamento

Comprando a agenda com a página de planejamento anual, escreva nessa parte as suas metas para o ano. Não precisa entrar em detalhes, pois eles farão parte de outros tópicos.

No planejamento mensal, por sua vez, você deve anotar os seus planos para aquele mês, tanto os que estão em andamento quanto os que você ainda vai iniciar. Você pode, também, anotar os compromissos já agendados.

Além do planejamento anual e mensal, o ideal é que você faça anotações diariamente. Assim, antes de começar o trabalho, você deve ter anotados os seus compromissos, tarefas e pendências, bem como seus horários.

Feitas as anotações com a sua programação do dia, leve a agenda com você e anote tudo o que acontecer, como as vendas realizadas, a mercadoria que ficou com o cliente até ele decidir se vai comprar ou não, as encomendas. Enfim, não deixe nada de fora.

Marcação com cores

Ao fazer as anotações diárias, você pode marcá-las com cores diferentes de acordo com cada categoria. Como revendedora, você pode grifar os compromissos, as visitas agendadas, as tarefas e as pendências cada uma com uma cor diferente.

Isso facilita a identificação dos afazeres, pois se você quiser procurar os compromissos do dia, você já sabe que precisa ver a anotação da cor amarela, por exemplo.

Legenda

Outra forma de facilitar e otimizar o uso da sua agenda é adotando as legendas. Nesse sentido, você pode adotar:

  • o “A” para tarefa ou compromisso adiado. Nesse caso, anote do lado para qual data o compromisso foi transferido e anote novamente o compromisso na data para o qual foi marcado;
  • já para as tarefas canceladas, você pode marcar um “X”;
  • outra legenda é o “V” para a tarefa que já foi realizada e concluída com sucesso.

No final do dia, você terá de forma visível o resultado de cada tarefa, compromisso ou pendência.

Atualização da agenda 2021

A sua agenda deve ser atualizada sempre, pois só assim você poderá confiar cegamente em tudo o que está escrito. Imagine que você agendou uma visita à casa de uma pessoa e não anotou na sua agenda. Você, provavelmente, vai se esquecer do compromisso e correr o risco de perder o cliente ou, pelo menos, a venda.

Por isso, escolha um horário do dia para você atualizar e checar a sua agenda. Pode ser à noite, depois de realizadas todas as tarefas, ou pela manhã, antes de começar o trabalho externo.

Para isso, tenha em mãos a agenda e as canetinhas com as cores diferentes para fazer as marcações, como dito no tópico anterior. Faça uma revisão do seu dia, veja se estão anotadas as tarefas e compromissos realizados (V), as tarefas que foram adiadas (A) e as canceladas (X).

Veja se alguma tarefa ou compromisso passou batido e decida se ele deve ser cancelado ou apenas adiado. Analise as tarefas do dia seguinte e faça um cronograma. Se você tiver muitas tarefas em um mesmo dia, veja a possibilidade de distribuí-las ao longo da semana.

É muito importante que você monte uma agenda viável. Assim, não adianta colocar um número de tarefas que você não vai ser capaz de cumprir.

E, à medida que as tarefas forem surgindo ao longo do dia, vá anotando na agenda na data correspondente. Se você estiver com muita pressa na hora, anote em um papelzinho como rascunho e transfira para a agenda ao chegar à sua casa. Só não pode se esquecer de passar para a agenda, OK?

Aplicativo para revendedores

Outra ferramenta que auxilia muito a organização da agenda é o aplicativo de celular específico para revendedores. Por meio dele, você mantém o registro dos seus clientes, o controle de vendas e, muito importante, os registros da sua gestão financeira.

Ainda pelo aplicativo você tem acesso aos catálogos de revendas e pode salvar todas as anotações. Com o aplicativo, você tem um gestor do seu negócio no seu celular 24 horas por dia, mantém a organização do seu trabalho e ainda ganha um apoio na gestão das suas finanças. Vale a pena fazer um teste, pois a tecnologia pode ser sua aliada.

Depois de todas essas dicas, você conseguirá organizar a agenda de uma forma muito mais prática e eficiente, tornando o seu dia muito mais produtivo.

Gostou deste post? Então deixe o seu comentário e conte para nós se você já adota essa prática de organização!

Você sabe como organizar sua agenda? Aprenda aqui!
4.5 (89.09%) 33 votos