Já parou para pensar o que é marketing pessoal e por que tanto se fala dele? Marketing é uma forma de fortalecer determinada marca e, para isso, são usados vários recursos de divulgação. Você já deve ter visto algum comercial na TV ou em revistas usando essa estratégia. Já o marketing pessoal é uma divulgação da pessoa: você vai se anunciar e, dessa forma, causar uma boa impressão aos seus clientes e ser lembrada sempre.

Só não ache que o marketing pessoal é feito de qualquer forma. Ele vai reunir diversas estratégias, ajudando a transmitir uma imagem positiva. Para quem trabalha com revenda, esse é um fator que pode ser muito importante para impulsionar os negócios e melhorar as vendas, pois quanto mais você aparecer maior será a tendência das pessoas comprarem com você.

Se está começando a atuar como revendedora ou já trabalha na área há algum tempo, veja dicas para atrair mais clientes e se tornar uma referência:

Como otimizar seu marketing pessoal?

Seja pontual

Se combinou com o cliente de apresentar os seus produtos em um determinado horário, deve chegar ao local com alguns minutos de antecedência para não deixá-lo esperando. Isso é essencial para que o cliente ganhe confiança no seu trabalho e saiba que não será deixado na mão.

Se acontecer algum imprevisto, avise a ele antes do horário combinado. Se for atrasar, veja se o cliente tem disponibilidade para ser atendido um pouco mais tarde ou se prefere remarcar. Não deixe que ele chegue ao local e fique esperando para ser avisado em cima da hora.

Mantenha suas características naturais

Se é uma pessoa descontraída, será ótimo para ajudar nas vendas, pois enquanto apresenta os produtos pode interagir com mais facilidade com os compradores. Quem é mais tímido não precisa se forçar ao que não é, pois vai ficar muito artificial e pode parecer que está agindo dessa maneira apenas para que a pessoa compre.

A dica é ser você mesmo e apresentar os produtos como os vê. Tenha atenção ao ambiente. Se tem o hábito de falar alto e tiver muita gente por perto, maneire no tom de voz. Seja você, mas sempre se adapte aos locais e às pessoas com quem está conversando.

Tenha pró-atividade

O cliente gosta de ser mimado e de ter alguém que se antecipe às suas necessidades. Se você conseguir fazer isso será perfeito. Ser pró-ativo é não esperar que alguém lhe peça alguma coisa, mas se antecipar às necessidades e fazer o que é preciso.

Viu que sua cliente gostou de um batom, mas não é bem a cor que ela está procurando? Apresente outras opções que estão mais próximas ao que ela deseja sem precisar esperar que ela peça.

Essa pró-atividade não precisa ser usada apenas na hora de apresentar os produtos: sempre informe sobre promoções de itens que suas clientes têm o hábito de comprar e as novidades.

Cuide da sua aparência

Estar com uma roupa bem adequada e com o cabelo arrumado vai passar uma imagem positiva sobre a sua pessoa. Na hora de se vestir, nada de exageros com roupas muito curtas ou decotadas. Tenha bom senso e se ajuste ao seu público.

Tenha cuidado também com a higiene. Estar com o cabelo sujo ou com as unhas mal cuidadas não passará uma boa impressão, principalmente se trabalhar revendendo produtos de beleza. Quando se preocupa com esses detalhes, uma boa imagem é transmitida, fazendo com que as pessoas queiram se aproximar.

Resolva os problemas

Pode ser algum produto com defeito, atraso na entrega do distribuidor ou uma mensagem não vista, mas você sempre precisa ter uma solução para os problemas que possam surgir. Se não puder resolver na hora, tudo bem, informe ao cliente o que irá fazer e passe um prazo para a solução.

Evitar os problemas é muito bom, mas saber lidar com eles sem perder a calma ou culpar o cliente dará a você um nível diferente. Sua imagem será a de um revendedor completo, com o qual as pessoas vão poder contar em qualquer situação.

Tenha uma rede de relacionamentos 

A nossa rede de relacionamentos, ou seja, as pessoas que conhecemos e com quem podemos trocar informações farão parte dela. Esses contatos no mundo dos negócios formam o que chamamos de network.

Quanto mais pessoas com interesses comuns aos seus você conhecer, mais fácil será divulgar e ser visto. Elas podem ser amigos, vizinhos, pessoas do trabalho etc. Conhecer pessoas e investir na sua rede de relacionamento será fundamental para conquistar novos clientes e receber mais indicações positivas.

Lide com o mundo virtual

O que é o marketing pessoal senão o relacionamento presencial e à distância? Com as novas tecnologias, vindas devido à presença cada vez maior da internet, é preciso também tomar cuidado nas redes sociais e nos aplicativos como o WhatsApp para manter uma boa imagem.

Quanto mais acesso tiver a eles será melhor, uma vez que seus clientes também estão lá. Sempre divulgue informações para ser lembrado e, se possível, de forma personalizada.

Na hora de conversar pelo WhatsApp ou por chat, seja educado e responda aos seus clientes com atenção. Informe o que eles precisam e sempre se coloque à disposição para ajudar. O português também exige cuidados. Atente-se quando for digitar e, se não souber escrever alguma palavra, troque por outra.

Quando usar o marketing pessoal?

Depois de conhecer uma série de dicas que melhoram a sua imagem, é preciso colocá-las em prática. Mas qual o momento certo de usá-las?

A resposta é: sempre! Todas elas devem fazer parte da vida de um revendedor, afinal os clientes sempre querem ser bem atendidos. E você, com certeza, quer ser um profissional melhor e ter bons lucros. Não fique esperando o momento certo de fazer o seu marketing. Deixe que ele se torne algo natural e faça parte de suas ações. 

Por isso, lembre-se sempre o que é marketing pessoal e o que ele pode fazer por você. Em pouco tempo vai ser possível perceber a mudança na sua quantidade de vendas e no lucro (que vai chegar com mais facilidade).

Gostou de conhecer nossas dicas? Então aproveite para compartilhar nas redes sociais e fazer de seus amigos melhores profissionais!

O que é marketing pessoal e como usá-lo a meu favor?
5 (100%) 1 voto