Já diz o ditado: não se deve colocar todos os ovos em uma mesma cesta. O provérbio, que pode parecer simples crendice popular, pode muito bem ser aplicado a um negócio. Quanto maior o seu mix de produtos, maiores as chances de ter sucesso na revenda.

Neste artigo, mostraremos como gerenciar sua cartela de opções de forma eficiente e oferecer aos seus clientes uma diversidade de marcas. Continue a leitura!

A importância do mix de produtos

Chamamos de mix de produtos a diversidade de artigos para venda que você oferece a sua clientela. Manter uma cartela com múltiplas marcas ajuda você a vender mais por inúmeras razões: oferta de maior comodidade ao cliente (ele encontrará em um só lugar tudo aquilo que precisa), satisfação de clientes com preferências diversas, além de gerar um aumento das compras por impulso.

Outra boa razão para você revender diversas marcas é a possibilidade de expansão do seu negócio e alcance de um número maior de consumidores. Assim, você não depende de apenas um tipo de produto ou marca (que podem mudar as condições da revenda ou deixar de ser lucrativas, por exemplo) para fechar vendas.

3 dicas para gerenciar o mix de produtos

Entendeu a importância de investir em diversidade? Agora, veja estas três boas dicas para você manter o seu mix de produtos:

1. Direcione o produto de acordo com o perfil do cliente

Não vale a pena investir em marcas que não estão de acordo com aquilo que o seu cliente médio quer. Por isso, no momento de ampliar a cartela de produtos, invista em marcas de um nicho semelhante ou que atinjam o mesmo público.

Ao vender itens de utilidade doméstica, você pode apostar em marcas que vendam roupas de cama e banho, por exemplo. Se o negócio começou com a venda de perfumes masculinos, busque trabalhar com empresas que alcancem esse público.

2. Ofereça condições especiais para produtos de baixa saída

Sabe aqueles produtos que ficam parados no estoque por muito tempo? Esse é o momento de oferecê-los sob condições vantajosas, seja no preço ou em promoções do tipo “compre dois, leve três”.

Incentivar as compras dessa maneira pode ser uma forma de tanto providenciar a saída de produtos quanto fazer o seu cliente conhecer marcas que não costuma comprar.

3. Evite o exagero

Oferecer um mix de marcas é importante, mas evite exagerar. Antes de apostar em uma marca qualquer, busque conhecer a preferência dos clientes e se ela oferece condições vantajosas de rendimento.

Além disso, faça o teste aos poucos. Adquira poucos itens de várias marcas e confira quais delas vendem mais.

Esperamos que, com essas orientações, fique mais fácil para você gerenciar o mix de produtos de seu negócio. Vale ressaltar também: entenda mais sobre finanças, conheça seu público e busque sempre o crescimento nas vendas!

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Mix de produtos: como gerenciar revendendo várias marcas?
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