Uma das principais preocupações de quem trabalha com revendas é sobre como conquistar novos clientes. Pois, mesmo para quem tem uma clientela fiel, não é recomendável ficar parado! Vender para novas pessoas faz com que você possa abrir mais portas e aumente seu potencial para faturar ainda mais.

Sabemos que não é tarefa fácil e que o caminho não é tão claro assim. Além disso, não basta encontrar novos clientes. Você precisa saber agir e fazer com que o contato gere vendas. Além disso, é necessário se dedicar para que os atuais estejam satisfeitos e comprem sempre da sua mão.

Mas, como fazer com que as pessoas venham até você? Não se preocupe! Preparamos um guia super prático de como conquistar novos clientes e ainda manter os atuais. Após a leitura você saberá o que deve fazer para que suas vendas aumentem cada vez mais! 

1. Cuide do seu marketing pessoal 

Esse termo pode parecer complexo, mas não é. Cuidar do marketing pessoal nada mais é do que agregar valor à sua imagem. O que isso quer dizer? Para que as pessoas te vejam de uma maneira mais positiva e você seja uma referência no que faz é preciso utilizar algumas técnicas e práticas.

Essas técnicas não precisam ser complexas, você só tem que saber quais são os seus pontos fortes e quais são os aspectos que devem ser melhorados.

Na verdade, o que realmente importa é que você saiba se vender de maneira consistente e conquiste a confiança dos seus clientes. Para conquistar novos compradores e manter os atuais, esse cuidado não deve ser deixado de lado!

Para que você compreenda melhor esse termo, reunimos abaixo algumas dicas para que você possa cuidar do marketing pessoal e aumente suas vendas! Veja e coloque-as em prática o mais rápido possível.

1.1 Seja pontual

Pontualidade é essencial em qualquer tipo de profissão. Por isso, faça um esforço e cumpra todos os horários combinados com os clientes. Pode não parecer, mas ser pontual é um diferencial que faz com que você se destaque no mercado. Afinal, demonstra que se importa com o compromisso agendado e respeita o cliente.

Principalmente para quem está começando na área de revendas, ser pontual é indispensável. Hoje, como todo mundo tem o tempo contado, os atrasos não são bem vistos e podem queimar sua imagem como revendedora. 

Por isso, se você quer cuidar do seu marketing pessoal não atrase e honre os compromissos marcados com seus fregueses. Caso aconteçam imprevistos, lembre-se sempre de avisar e evite deixar os clientes sem respostas. 

1.2 Invista em um cartão de visita

Você pode não acreditar, mas um pedaço de papel ainda é muito importante para conquistar novos clientes. Apesar de todo mundo estar conectado nas redes sociais, o cartão de visita tem seu valor e não deve ser desprezado.

Ele ajuda a aumentar a credibilidade da revendedora e permite que os clientes entrem em contato mesmo depois de um rápido encontro. Nesse sentido, o cartão de visita vira uma ferramenta poderosa para que você divulgue seu trabalho e possa aumentar as chances de vender.

Mas, para que o cartão de visita cumpra seu papel é preciso que ele tenha todas as informações importantes e que tenha um visual harmonioso. Nome, telefone e endereços de e-mail ou das redes sociais são dados essenciais.

Nada de entregar um cartão com excesso de cores, difícil de ser lido e que não tenha a ver com você. Afinal, para fazer um bom marketing pessoal é preciso que manter um certo padrão. Se você é uma pessoa mais expansiva e que gosta de cores, não tem nada a ver ter um cartão de visitas sem graça. Pesquise bem antes de fazer um para você! 

1.3 Preocupe-se com a sua imagem

Sabe qual é outro tipo de cartão de visitas? A sua imagem! Manter uma imagem apresentável é indispensável para quem trabalha com revendas. Afinal, você também não compraria de uma pessoa mal arrumada e que não se preocupa com a própria aparência.

Por isso, não se descuide e dedique um tempo para se arrumar quando tiver um encontro com um cliente. Não é preciso comprar roupas novas ou fazer uma superprodução no salão. São apenas detalhes que podem fazer toda a diferença em um primeiro contato.

Você não quer deixar uma má impressão na primeira visita, por isso nada de sair com uma blusa amassada, por exemplo. No próximo tópico, falaremos sobre como vender porta a porta e conquistar novos clientes!

2. Aprenda como vender porta a porta 

Estudar bem os produtos que você tem no catálogo, saber como abordar os clientes e entender as necessidades das pessoas são alguns passos essenciais para quem vende porta a porta. 

Mais do que ser uma revendedora, é necessário assumir o papel de consultora. Isso significa que você precisa se preparar para responder qualquer tipo de dúvida do cliente. Quando você assume essa posição, fica muito mais fácil conquistar a confiança do comprador.

Separe um tempo também para estudar o perfil do cliente para que você possa oferecer produtos que tenham realmente a ver com ele. Parece muito trabalhoso? É bastante, mas sem essa dedicação, não tem como conquistar novos clientes e, mais importante ainda, manter os atuais.

Preparamos um passo a passo com dicas práticas para que você possa vender mais porta a porta. Veja!

2.1 Dedique um tempo para se preparar

Como falamos acima, é preciso separar um tempo para se arrumar antes de sair para encontrar ou buscar clientes. Por isso, cuidado com o vestuário e lembre-se de reunir todos os materiais necessários: catálogo de produtos, cartões de visita, amostras, leve tudo que possa ajudar no encontro. 

Para escolher o horário correto para abordar as pessoas é preciso definir qual é o seu tipo de público. Se os seus potenciais clientes trabalham em escritórios, o horário comercial é o correto para que você marque visitas ou vá ao local para oferecer seus produtos. Horários de almoço ou intervalos também são boas opções.

Caso você possua mais clientes que gostam de ser atendidas em casa, o ideal é que você organize sua agenda para que tenha horários disponíveis após às 17h. Para conquistar novos clientes, estenda o convite para os familiares e amigos das pessoas sempre. 

Mas, cuidado para que não vire uma aglomeração e você não consiga dedicar o tempo necessário para solucionar as dúvidas de cada pessoa. Você precisa estar confortável para mostrar seus produtos com calma. Selecione as pessoas e faça demonstrações em grupos menores, se for necessário!

2.1 Atente-se para o momento da venda 

O ponto mais importante no momento da venda é você ser capaz de transmitir confiança para seu cliente. Afinal, ele precisa ter certeza de que o dinheiro será gasto em algo que resolverá seus problemas e que está de acordo com suas expectativas.

Por isso, abordar o cliente da maneira adequada é o primeiro passo para uma venda de sucesso. É essencial que a revendedora use sua experiência ou percepção para saber como ela deve lidar com o consumidor. 

Ele permite que você fale de uma maneira mais próxima, como se fosse uma amiga ou é do tipo reservado? Descubra o perfil do cliente, estude quais são seus principais problemas e saiba quais as características que ele mais valoriza em um produto.

Nessas horas, é indispensável que a revendedora entenda quando o cliente está dizendo ‘não’. É frustrante, mas é um sinal que não deve ser ultrapassado. Forçar a barra pode fazer com que você perca todas as chances de conseguir manter o relacionamento com os fregueses. Afinal, é preciso aceitar quando o produto não é do interesse da pessoa. 

Trabalhe para que você tenha outros momentos para vender! No próximo item, falaremos sobre a importância do pós-venda e o que você pode ganhar com isso!

2.2 Não se esqueça do pós-venda 

Mais do que apenas focar em conquistar novos clientes, você não pode deixar de lado as pessoas para quem você vendeu! É possível vender mais para o mesmo cliente e não é tão difícil quanto parece. Se você sempre prioriza o bom atendimento e cumpre o que promete, saiba que já ganhou vários pontos. 

O pós-venda pode ser trabalhado de várias maneiras. Por exemplo, você pode elaborar condições diferenciadas para seus clientes mais fiéis ou oferecer lançamentos exclusivos. Além disso, faça promoções especiais para coleções novas e crie pacotes personalizados, se achar que vai valer a pena.

Uma das vantagens de já ter um relacionamento com os atuais clientes é que você pode oferecer produtos ou serviços complementares. Além de passar a mensagem de que você realmente entende as necessidades dele, você agregará valor ao seu serviço. 

Afinal, ninguém gosta de sentir que os produtos estão sendo empurrados para aumentar as vendas. Os atuais clientes querem ser conquistados também e você não pode se esquecer disso! 

Lembre-se de que eles podem te ajudar a chamar novos clientes por meio de indicações. Você sabia que essas indicações valem ouro? No próximo tópico, você vai ver como pode usar as redes sociais para ajudar ainda mais nas vendas!

3. Capriche nas redes sociais para conquistar novos clientes e manter os atuais

Se você ainda não utiliza as redes sociais para conquistar novos clientes e manter uma boa relação com os atuais, saiba que você está perdendo tempo! A tecnologia pode ser usada a seu favor desde que você a utilize da maneira correta.

Hoje, seus produtos não precisam ser divulgados apenas pessoalmente. É importante que você marque presença no meio digital e esteja conectada nas redes sociais em que seus consumidores ou potenciais consumidores estão presentes.

No entanto, é importante que você alinhe todas as informações e tenha uma identidade bem definida. Isso significa que você precisa manter o padrão das mensagens, das fotos e das informações em todas as redes. Imagine-se entrando no Facebook de uma marca, mas as informações do perfil do Instagram estão diferentes.

Não confunda seus clientes e mostre para as pessoas que ainda não te conhecem que você é profissional. Outro ponto importante é usar as hashtags. O que são? É uma técnica para reunir todos os posts da rede social de um mesmo assunto utilizando o símbolo popularmente conhecido como jogo da velha (#).

Se você vende maquiagem, você pode publicar um post e acrescentar o termo que gostaria de ser encontrada na legenda. Comece com o símbolo # e acrescente a palavra beleza. Fica assim: #beleza. 

Dessa maneira, quando uma pessoa que se interessa por produtos de beleza clicar na hashtag, ela pode encontrar o seu post no Instagram ou no Facebook. Assim, ela descobre seu perfil e poderá ver todos os seus produtos disponíveis. 

Uma dica importante: tente sempre focar nas palavras que realmente tenham a ver com seu catálogo de produtos! Veja as dicas que reunimos para você:

3.1 Crie uma página no Facebook 

Se você ainda não tem uma página no Facebook, crie uma já! Se você usa seu perfil pessoal para divulgar seus produtos ou promoções, saiba que com uma página ou fanpage fica tudo mais profissional. 

Lá você pode acrescentar mais informações e mostrar para todos que você é uma revendedora dedicada. Diferentemente do perfil, na página, você pode interagir apenas com clientes ou pessoas interessadas nos seus produtos. Fica muito mais fácil enxergar se os posts estão realmente fazendo sucesso.

Capriche nas fotos, mantenha um padrão ao postar e não fique muito tempo sem entrar na página. Ficar sem entrar passará a impressão de que o Facebook está abandonado e, consequentemente, seus negócios também. Você não quer isso, certo?

Além disso, é preciso dedicar um tempo para responder as dúvidas, curtir os comentários e interagir com os seus seguidores. O Facebook tem muito potencial para ajudar você a conquistar novos clientes e melhorar o relacionamento com os atuais. 

3.2 Instagram

Uma das coisas que as pessoas mais gostam são fotos. Com a falta de tempo, poucos param para ler textos longos e focam mais nas imagens. Por isso, é interessante que você também tenha uma conta ativa no Instagram. A rede social é uma ótima ferramenta para que você divulgue os produtos e faça promoções.

Lá, você precisa caprichar ainda mais nas fotos que serão publicadas, pois é o que irá chamar a atenção dos clientes. Além disso, fazer legendas criativas pode ser um diferencial para que você mantenha um relacionamento com os usuários da rede social. Não basta publicar uma foto, venda seu produto usando a criatividade e imaginação.

O Instagram é ideal também para fazer promoções que podem trazer várias pessoas novas para sua conta. Por exemplo, publique uma foto e peça para que marquem amigos ou familiares no post para concorrer ao produto. Você vai ver como isso aumenta a visibilidade e as suas chances de fechar mais vendas. 

3.3 WhatsApp

O WhatsApp é a rede social na qual praticamente todas as pessoas estão presentes. Ele pode ser muito mais do que uma ferramenta para trocar mensagens instantâneas! Você pode e deve usar para conquistar novos clientes. 

Identifique-se sempre que for fazer um contato e só mande fotos dos produtos quando você perceber um interesse real do cliente. Por ser muito rápido e prático, é possível marcar visitas, divulgar lançamentos ou promoções e reunir pessoas interessadas em um mesmo grupo.

Mas é preciso muito cuidado para que o aplicativo seja usado da maneira correta. Nunca mande várias fotos dos produtos ou vídeos pesados de uma vez, pois isso pode até afastar sua clientela. Afinal, tem gente que não possui muito espaço no celular e receber muitas fotos pode acabar atrapalhando em vez de ajudar. 

Como você pode fazer um atendimento ainda mais pessoal e customizado, mantenha a agenda sempre organizada e não deixe de responder as dúvidas das pessoas. Coloque essas dicas em prática e você verá como fará diferença!

4. Vença a timidez para encontrar novos clientes 

4.1 Saia da zona de conforto 

É muito difícil sair da zona de conforto, mas para conquistar novos clientes é preciso interagir com pessoas novas e em locais diferentes. Deixe de lado a timidez e se arrisque! Não deixe de ir a lugares que você não conhece, porque isso pode fazer com que você deixe de vender.

Se você foi convidada para algum evento diferente ou suas amigas querem te apresentar para pessoas novas, nunca recuse o convite. Para quem trabalha com vendas, quanto mais pessoas e mais lugares novos, melhor! 

Além disso, é importante que você se sinta confortável para divulgar seu trabalho. Se perceber que o momento ou o local não é o ideal para tocar no assunto, deixe seu cartão e se mostre disponível para encontrar depois. Dessa maneira, você consegue divulgar seu trabalho sem causar nenhum constrangimento.

4.2 Frequente feiras, eventos e bazares  

Para manter a agenda sempre cheia é preciso buscar informações na região em que você mora ou mesmo em que você trabalha. Outra maneira de ficar a par dos eventos é se informar da programação da escola do bairro.

Algumas festas são voltadas para os moradores locais e são ótimas oportunidades para que você exponha seu catálogo de produtos. Nessas horas, as redes sociais também podem ajudar bastante. Pesquise sobre grupos de seu interesse e acompanhe a agenda de eventos.

Geralmente, datas comemorativas são ocasiões perfeitas para reunir mais vendedores e os clientes podem encontrar tudo em apenas um local. Não deixe de correr atrás, pois para quem quer conquistar novos clientes é preciso se arriscar. Pesquise bastante e converse com outros profissionais do mercado. 

4.3 Não tem hora certa para vender

Perca a timidez e esteja sempre preparada. Trabalhar com revendas é isso, identificar oportunidades sempre que for possível e oferecer a melhor solução para as necessidades dos clientes. Por isso, não ache que você terá sempre um momento perfeito para vender.

É possível encontrar novos clientes em qualquer lugar. Por isso, vença a timidez e assuma o papel de vendedora sempre que for preciso, mas, claro, sem parecer uma invasão. Abaixo, falaremos sobre como aplicativos podem ajudar nesta tarefa.

4.4 Use aplicativos para controlar suas vendas

Atualmente, não basta ter coragem e determinação para que você possa conquistar novos clientes e manter os atuais. É preciso que você esteja cercada de informações que possam te ajudar a vender mais. 

Afinal, não basta ter o catálogo em mãos se você não souber o que fazer com ele. É recomendável que você use um aplicativo que realmente ajude no controle das suas vendas e possa te ajudar a conhecer melhor seu perfil de clientes.

Você sabe para quem você mais vendeu no último mês? Ou qual cliente não compra de você há bastante tempo? A sua agenda de contatos é organizada e você sabe como ela pode ser usada para divulgar as promoções?

Com a ajuda de um aplicativo especializado, não só é possível ter controle de vendas, como você pode ter um histórico real de compras dos seus clientes. A tecnologia realmente pode te ajudar e ela não é um bicho de sete cabeças como parece. 

Pense também que você pode ter um catálogo de produtos online na palma da sua mão! Isso pode aumentar demais a sua produtividade e é muito mais prático quando você se encontrar com seus clientes. Basta acessar o aplicativo que todas as informações estarão lá reunidas!

Conclusão

Infelizmente, não existe uma fórmula mágica para quem quer se destacar como revendedora. Mas, para conquistar novos clientes e manter os atuais é preciso dedicação constante e enfrentar os desafios sem desanimar! Colocando as dicas acima em prática, você verá que é possível aumentar suas vendas e conquistar uma cartela de clientes fiel.

Lembre-se de que separar um tempo para estudar os consumidores nunca é demais e que quanto mais informações você tiver, melhor! Não se esqueça de investir no marketing pessoal e aproveite as oportunidades que surgirem para divulgar seu trabalho. 

Trocar ideias também é importante para aprender diferentes estratégias de vendas e melhorar a maneira como você vende. Caso você tenha alguma dúvida ou deseja compartilhar sua experiência com revendas, deixe uma mensagem para gente nos comentários abaixo!

Guia: como conquistar novos clientes (e manter os atuais)?
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