Estar antenada com a tecnologia é fundamental para aumentar as vendas, seja melhorando a sua organização por meio de aplicativos, seja investindo em novas formas de divulgar os seus produtos. Você já pensou em vender no Instagram como solução para aumentar a sua renda?

As rede sociais são, hoje, extensões das inúmeras atividades que as pessoas fazem e isso inclui o consumo. Pense no seu próprio comportamento. Aposto que costuma pesquisar na internet antes de adquirir algum produto ou serviço, não é mesmo?

Por esse motivo, você não poderia perder a chance de utilizar essas ferramentas ao seu favor e impulsionar as suas vendas. Atualmente, o Instagram é uma rede social muito usada por quem deseja vender produtos e conquistar novos clientes. Os segmentos são vários: moda, cosmético, utilidades para o lar, esportes. Não há regras, nem limites!

Sabendo usar esse espaço você poderá aprender bastante sobre venda, tornando a sua atividade ainda mais conhecida e atraindo oportunidades.

Quer saber mais sobre o que é esse tal Instagram, como ele funciona e como vender produtos através dele? Confira abaixo!

O que é o Instagram?

O Instagram é uma rede social, o que significa que é um ambiente em que as pessoas utilizam para estender ou criar novos relacionamentos com outras pessoas. Elas partilham momentos de suas vidas e comunicam-se com marcas que possuem os mesmos valores que o seu.

Assim como o Facebook ou Whatsapp, a palavra chave aqui é relacionamento. A grande diferença é que o Instagram privilegia as fotos e vídeos ao invés dos textos.

Lá você vai encontrar muita imagem e vai perceber que cada marca ou pessoa tem a sua “cara”: utiliza mais determinadas cores, usam os filtros – uma “maquiagem” que padroniza o tom das fotos – e fala de uma forma específica com os seus clientes.

Como vender produtos por meio dele?

A primeira coisa que você deve fazer é criar uma “personalidade” para a sua conta. Isso mesmo, assim como uma pessoa tem uma personalidade, o “seu” Instagram deve ter uma.

Muito mais do que uma vitrine, vender no Instagram é um meio de falar com as pessoas que estão interessadas em seu produto e chamar atenção de outras. Para isso, você deve utilizar corretamente as ferramentas que ele oferece.

Veja algumas dicas:

Se familiarize com a ferramenta

Se empolgou com a ideia, já fez o download do aplicativo no celular e criou a sua conta? Agora só falta adicionar as fotos, não é mesmo?

Calma, antes de qualquer coisa certifique-se de que conhece bem esta rede. Você pode olhar perfis de pessoas que também estão ali para vender e observar como eles falam com o público.

Há bastante coisa a aprender: como funcionam os comentários, as “curtidas”, por exemplo. Se já é uma usuária veja como pode adaptar a maneira que usa a ferramenta para o seu negócio.

Utilize o recurso da imagem

Não tem jeito, a imagem é o recurso-chave para vender no Instagram. Isso significa que terá de abusar delas para chamar a atenção das pessoas. Coloque fotos de seus produtos e esteja certa de que elas estão bonitas e de que irão se destacar no meio de tantas outras.

Os filtros ajudam a embelezar a imagem, por isso, utilize-os. Além disso, é possível fazer montagens com várias fotos, explorando os ângulos do produto que está vendendo. Faça bom uso disso!

Outra boa dica é não deixar para falar com o público apenas na legenda. Criou uma nova promoção? Certifique-se de deixar isso claro na própria imagem. Raramente alguém irá ler a legenda, se a foto não é convidativa.

Faça bom uso das legendas

Se a imagem atraiu, é a hora da legenda entrar em ação. É nela que você irá explicar o que não está informado na foto, ou mesmo, criar uma frase interagindo com o seu público. Explore o humor e a leveza que a plataforma permite.

Feito isso, já pode utilizar as hashtags. Hashtags são palavras que classificam uma postagem, agrupando todas elas e tornando mais fácil a busca por quem tem um interesse específico. Elas iniciam-se pelo símbolo “#”. Ex: #produtosdebeleza; #alimentaçãosaudável.

As hashtags conferem maior visibilidade ao conteúdo que você criar, que estará acessível a qualquer pessoa que pesquisar por ela.

Faça parcerias

Existem muitas outras pessoas e marcas que também  o Instagram e que estão conversando com pessoas que, talvez, sejam seus futuros consumidores. Por isso, é importante manter uma relação não apenas com os clientes, mas com outros vendedores.

A parceria é uma forma de atrair mais gente para o seu perfil. Ela pode funcionar de várias formas: por meio da divulgação em troca de visibilidade, pela realização de promoções em conjunto, ou mesmo através de patrocínios.

É preciso selecionar um perfil certo e estar atento de que ele combina com o que você está vendendo e para quem.

Não faria sentido uma parceria com uma lanchonete de fastfood, se você vende roupas de academia, por exemplo.

Promova a facilidade na hora da compra

Você atraiu o público, conseguiu comentários legais e muitas curtidas. E agora?

Nesse momento, é interessante mostrar ao cliente de que forma ele pode adquirir o produto. Forneça um contato para que ele possa tirar as dúvidas por telefone, por exemplo. Indique um endereço onde ele poderá buscar os produtos.

Também é possível levar o seu cliente para um outro lugar, onde ele poderá fechar a compra pelo próprio celular, por meio de um site ou outro aplicativo.

Ah, e lembre-se de sempre responder às perguntas que surgirem. Isso demonstra atenção e aumenta a confiança em sua revenda.

Investir no Instagram é uma boa forma de vender produtos e aumentar a visibilidade de sua atividade de revendedora. Não apenas uma vitrine, essa é uma ferramenta de se relacionar com os seus clientes e entrar em contato com diferentes possibilidades de negócio.

Temos certeza que o Instagram pode ser uma boa ferramenta de trabalho para a revenda. Explore isso ao seu favor, seus clientes, e o seu negócio, agradecerão!

Você tem uma loja virtual e quer vender no Instagram?

O melhor jeito de alavancar as suas vendas rapidamente é investir em anúncios ou em ferramentas especializadas nessa função. Desde 2016, o Instagram permite que você realize anúncios direto pela sua conta, a vantagem é poder incluir o link direto na publicação. Também é possível fazer com que seus seguidores entrem em um link da sua biografia e comprem direto pelas suas fotos de produtos na rede social. Para isso, você pode usar as seguintes ferramentas: LikeStore, Like2buy, Soldsie, Chirpify e Have2Have.it 

Curtiu as nossas dicas? Ainda restou alguma dúvida sobre como vender no Instagram ou gostaria de deixar as suas sugestões? Nos deixe um comentário logo abaixo!

Como vender produtos no Instagram?
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