Todos os tipos de desperdício devem ser evitados. Para perceber os nossos ganhos com as vendas, é preciso economizar na venda direta ao máximo! O consumo consciente é uma atitude inteligente que ajuda a preservar os recursos naturais e ainda gera economia no bolso! Reduzir o uso de papel no seu trabalho tem muitas vantagens e não é tão difícil quanto pode parecer.

Para mostrar como fazer esta economia e ainda deixar sua rotina mais fácil, preparamos este post com 10 dicas especiais. Vamos conferir?

1. Entenda a importância de reduzir o uso de papel

A indústria do papel é uma das principais responsáveis pelo desmatamento no mundo. Apesar de boa parte da matéria prima já ser proveniente de madeira de reflorestamento, o impacto ainda é grande.

Estima-se que, para cada um quilo de papel produzido, sejam gastos 540 litros de água! Muita coisa, não é? Sem falar na quantidade de lixo que produzimos com todos os itens que consumimos em casa e no trabalho. Tudo isso deve ser pensado quando queremos economizar na venda direta.

2. Use o verso das folhas

Sempre que possível, opte pela impressão frente e verso. Esta atitude diminui o número de folhas pela metade! É possível configurar o computador para deixar esta opção automática, assim você evita de esquecer na hora de mandar imprimir. E mesmo se você não usa o computador e faz suas anotações à caneta, a dica também vale: use o verso das folhas em vez de jogá-las fora, certo?

Guarde também aquelas que foram usadas só de um lado. Elas têm muita utilidade. É possível reaproveitar para rascunhos, novas impressões ou até servir para a brincadeira das crianças.

3. Imprima só o necessário

Quando temos uma impressora à disposição, é comum não pensarmos muito antes de mandar os arquivos para o papel. Além do gasto de tinta e energia, esta atitude pode acabar gerando pilhas de folhas inúteis.

Se você precisa ler um artigo ou consultar uma receita, por exemplo, pense bem se há a real necessidade de imprimir. Muitas vezes, usamos o conteúdo apenas uma vez. Nestes casos, vale muito a pena deixar só na tela do computador.

4. Conheça a sua impressora

Quantas vezes a impressora corta um pedaço do texto, sai do lado errado da página ou amassa a folha e você precisa imprimir tudo novamente? Reserve um tempo para aprender todas as funções e ajustes do seu modelo e evite estes desperdícios.

Faça também a manutenção e limpeza, isso dá mais qualidade às impressões. Outra dica é sempre conferir a quantidade de tinta, especialmente as coloridas, para não ter um resultado falhado. Ao imprimir documentos grandes, fique por perto para monitorar o processo, assim você consegue perceber se tem algo errado o quanto antes.

5. Salve comprovantes no computador

Se você fez alguma compra pela internet, pagou uma conta ou recebeu algum outro tipo de comprovante por e-mail, salve este arquivo no computador. Manter estes documentos no mundo digital é tão seguro quanto tê-los no papel.

Se você quiser ter ainda mais tranquilidade, pode optar por soluções tecnológicas e manter os seus arquivos na nuvem, que é como chamamos os espaços para armazenamento de documentos na internet.

6. Faça um cartão virtual

O WhatsApp e Facebook são uma realidade! Já percebeu quantos contatos com clientes são feitos por esses meios? Nada melhor do que criar um cartão de visitas virtual. Além de economizar com impressões, ele ainda pode facilitar o processo de agendamento de visitas.

Você pode aproveitar esta imagem para enviar aos seus contatos do telefone ou compartilhar nas redes sociais.

7. Use uma agenda digital

Você sabia que quase todos os celulares possuem uma agenda? Nela, é possível marcar o dia e a hora do seu compromisso. Mas a parte mais legal é que ela permite que se configure um alarme. Sim, você pode receber uma notificação para lembrar do seu horário.

Se você quiser fazer um uso mais profissional deste recurso, vale estudar um pouquinho o funcionamento. Ela também permite que você marque o endereço exato do lugar onde precisa ir, além de mandar um e-mail para as outras pessoas envolvidas.

Esta é uma ótima ferramenta para organizar a sua rotina de trabalho como revendedora, é prática e segura.

8. Invista em aplicativos para realizar tarefas

Você já ouviu falar em app? Esta é uma sigla, que vem do inglês, para representar os aplicativos. Todos os smartphones, mesmo os mais simples, permitem a instalação deles.

Aplicativos são pequenos programas que permitem a execução de diversas tarefas. O WhatsApp, por exemplo, é um deles. Existem apps para todas as atividades que você possa imaginar, das mais simples às mais complexas.

Você pode anotar seus pedidos, controlar o fluxo de caixa e ter a lista de contatos dos seus clientes sempre à mão, sem precisar de qualquer papel!

9. Recicle para economizar na venda direta

Mesmo com todo o cuidado, é impossível pensar em zerar o gasto de papel, não é? Por isso, separe o lixo para facilitar a reciclagem. Se o seu bairro possui coleta seletiva, fica muito mais fácil. Mas, mesmo nos lugares em que esse serviço não está disponível, você pode fazer a sua parte.

Muitas pessoas trabalham recolhendo materiais nas ruas para reciclagem. Você pode colaborar colocando as caixas de papelão desmontadas na lixeira e separando todos os itens de papel em uma única sacola.

Outra possibilidade é até procurar uma cooperativa que se interesse por ir recolher esse material diretamente na sua casa. Muito legal, não é?

10. Espalhe essa ideia

Explique para sua família a importância destas ações e convoque todos para entrarem na economia de papel. Incentive também seus amigos e clientes a seguir essas dicas! Quanto mais pessoas engajadas nessa causa, mais o mundo irá lucrar.

No início pode ser um pouco difícil adotar estas mudanças. Porém, com o tempo, elas vão se tornar um hábito e você não sentirá mais o esforço.

Com estas dicas é possível fazer substituições que vão trazer economia para você e ainda deixar sua consciência mais leve! Por isso, pense duas vezes antes de clicar em imprimir ou jogar aquele pedaço de papel no lixo comum.

Se você gostou das nossas dicas para economizar na venda direta, reduzindo o uso do papel e quer conhecer outras oportunidades de facilitar o seu trabalho, entre em contato conosco!

 
Como uma revendedora pode reduzir o uso do papel?
5 (100%) 1 voto