Mais do que uma atividade que vai fazer com que você alcance os seus objetivos financeiros, a revenda pode (e deve!) ser encarada como uma profissão. E, para ser uma revendedora de sucesso, muito mais do que passar de porta em porta e conquistar novos clientes, você deve saber como encarar essa jornada com seriedade e envolvimento.

Esqueça aquela história de que o trabalho como revendedora é provisório ou que você não pode ser bem-sucedida apenas com as suas vendas. O sucesso depende de certos fatores: se jogar de cabeça, trabalhar sempre para o seu crescimento e investir no seu desenvolvimento profissional são alguns deles.

Separamos para você 6 lições que devem estar gravadas na mente de qualquer revendedora.

Veja só:

Não encarar o trabalho como um “bico”

Essa é a lição número 1, que deveria estar em sua mente desde o dia em que você decidiu se tornar uma empreendedora a partir da revenda. Mesmo que essa não seja a sua principal fonte de renda, não reconhecer a venda direta com a seriedade é um dos motivos que levam às frustrações e te impedem de ser uma revendedora de sucesso.

Não ponha a atividade em segundo plano. Se percebeu que não está conseguindo o volume de vendas que deseja, pare e reflita o porquê de isso estar acontecendo. O que pode fazer para mudar? Qual a melhor abordagem a ser feita? Precisa de algum tipo de ferramenta ou investimento em novos produtos?

Você pode ter começado porque precisava de um dinheiro extra, mas foque em tornar as suas vendas cada vez melhores que você ganhará muito mais que isso. 

Ter a tecnologia como melhor amiga

Toda revendedora de sucesso utiliza a tecnologia para facilitar a sua rotina de vendas. E você? Suas anotações do que foi vendido se perdem em um caderninho? Os contatos dos clientes há muito se confundiram com os de outras pessoas na sua agenda? Isso é sinal de que já está na hora de investir na tecnologia e tornar a sua vida mais fácil.

Existem aplicativos (programas que você instala no seu celular, assim como o WhatsApp) que registram as informações de venda, o histórico de compra dos clientes e ainda te mostram resultados com poucos cliques.

Falando em WhatsApp, ele pode ser uma boa forma de se comunicar. Utilize-o para manter o relacionamento com os clientes. Felicitações de aniversário são uma boa dica para isso. Só não exagere e sempre se lembre de que a comunicação deve ser profissional.

Manter as pessoas certas por perto

Relacionamento é a palavra-chave para cativar pessoas e atrair novas oportunidades de negócio. Os seus clientes devem te ter como uma referência no que está vendendo, como uma especialista.

O contato, portanto, não deve ser esquecido. As pessoas são fontes de oportunidades e cativá-las é fundamental para manter os canais sempre abertos. Ao mesmo tempo, não cultive os relacionamentos que acredita serem destrutivos para você como profissional.

Isso não significa que deve ter as pessoas como meios para alcançar qualquer fim que deseja, mas que pode ajudar e ser ajudada, criando laços profissionais duradouros. Mande mensagens, lembre-se dos seus antigos clientes e mantenha os novos. Isso faz diferença.

Mergulhar no negócio

O seu negócio deve ser o seu mundo e você deve saber de todas as informações sobre ele. Falando de outra forma: saiba tudo sobre o produto que vende, como ele pode melhorar a vida dos seus clientes, como ele funciona e, sobretudo, quais são as novidades do ramo em que você atua.

Não se deixe ser ultrapassada pelo desleixo nem pela falta de conhecimento. Uma ótima revendedora de sucesso busca se especializar sobre o que vende. Tenha como compromisso se manter atualizada, testar os produtos e saber os pontos fortes daquilo que está colocando nas mãos das pessoas.

Acreditar no que está oferecendo também é importante, e isso deve acontecer no comecinho da sua jornada. Portanto, explore as áreas que tem afinidade, para que o trabalho também seja interessante para você.

Ter controle sobre o que “entra” e o que “sai”

Não tem jeito: organização é fundamental para não perder as contas e não ficar no vermelho. Isso pode ser muito comum entre pessoas que trabalham com a venda direta e não tem sempre, ao final do mês, o mesmo salário. Por isso, saber o que foi vendido, quando será pago e quais são os seus gastos é um passo importantíssimo para o seu sucesso como revendedora.

Lembra da dica da tecnologia? Ela pode ser útil para quem não consegue manter esse controle na ponta do lápis, mas, ainda sim, quer investir na organização.

Não deixe para fazer essas contas apenas no final do mês, quando o controle já foi perdido. Saber o lucro é essencial para identificar se o trabalho está no caminho certo.

Saber aonde quer chegar como uma revendedora de sucesso

Por fim, saiba quais são as suas metas. Como ser uma revendedora de sucesso se não sabe o que é o vitória para você? Sucesso é aquilo que você determina como tal, e, sendo assim, é preciso estabelecer objetivos. Tornar-se financeiramente independente, ser uma referência entre as revendedoras do seu bairro e ter renda o suficiente para sair do aluguel são alguns exemplos.

Depois de definir isso, estabeleça as suas metas, isto é, aquilo que vai fazer com que você alcance o seu sonho. Se o objetivo que você definiu foi conquistar a sua independência financeira, por exemplo, você pode criar metas como conquistar mais clientes ou aumentar suas vendas nos próximos meses.

Determinar suas metas fará com que seja mais fácil identificar o que está certo ou não na forma como você conduz o seu negócio. A partir daí, corrija os erros e invista no que está dando resultados.

Ser uma revendedora de sucesso não é algo impossível, e sucesso não é o que as pessoas imaginam que seja, mas sim aquilo o que você deseja para você. Portanto, ponha em prática essas lições e encare a atividade de revenda com entusiasmo e seriedade. Os resultados, com certeza, virão.

Você ainda tem alguma dúvida sobre como se tornar uma revendedora de sucesso? Quer deixar as suas opiniões, sugestões ou compartilhar as suas experiências com a gente? Então deixe um comentário em nosso blog!

6 lições que uma revendedora de sucesso precisa aprender
4.7 (93.33%) 6 votos