Você trabalha duro, passa o dia superocupada, mas parece que nunca sabe exatamente quanto produziu? Isso é mais comum do que parece e pode acontecer quando não há um controle de vendas adequado. 

Organizar a agenda, planejar o dia e registrar tudo o que é feito parece um pouco cansativo quando pensamos a curto prazo. Algumas pessoas acham até que isso traz ainda mais trabalho para quem já tem tão pouco tempo livre.

Entretanto, é essa organização que vai permitir que você consiga se dedicar ao que é realmente importante, fazendo com que você consiga otimizar seu tempo, vender mais e aumentar sua renda! Não é demais?

Essa tarefa não é tão complicada quando entendemos a sua importância e seguimos alguns passos para facilitar o processo. 

Preparamos este post com 5 dicas práticas e eficientes para mostrar como o controle de vendas pode te ajudar a melhorar seu desempenho e organizar suas finanças. Vamos conferir?

1. Mantenha um registro detalhado

É impossível avaliar os pontos fortes e fracos do seu desempenho sem um registro do que você vende. Se o seu controle de vendas acontece só pela quantia em dinheiro que entra na conta, pode ter certeza de que, em algum momento, haverá um erro.

Isso acontece porque, sem um controle de vendas, tendemos a trabalhar baseados em impressões, os famosos “achismos”. Nossa intuição é poderosa, mas não podemos colocar o destino do nosso sucesso somente nela.

Manter um registro detalhado das suas vendas ajuda a entender como é o comportamento do seu negócio. Sim, é preciso entender que a venda direta funciona como uma outra empresa qualquer

Anote cada venda que você fez, quais produtos, em que quantidade e quanto foi o lucro. Esse registro permitirá várias análises que podem melhorar o seu desempenho.

2. Crie um banco de dados

Use o seu registro de vendas para enriquecer o seu banco de dados. Ele nada mais é do que um arquivo (em papel, no computador ou celular) com as informações dos seus clientes e dos valores movimentados.

Anote o nome de cada cliente, endereço, telefone e vá além. Tente fazer um perfil detalhado: qual é a idade? Quais produtos mais compra? Qual é o seu padrão de vida? Toda informação que você possuir pode ser útil para o negócio.

Essas informações vão ajudar a entender, por exemplo, para quais clientes você pode oferecer produtos de mais valor e com margem de lucro maior. Fica mais simples, também, pensar em promoções e benefícios que irão atrair seus consumidores e aumentar suas vendas.

3. Faça balanços com frequência

Determine um período para fazer um balanço das suas vendas. Pode ser semanalmente, quinzenalmente ou até ao final de cada dia, dependendo do seu volume e disposição. O importante é não deixar essa tarefa somente para o final do mês.

Analise tudo o que você gastou para trabalhar, quanto vendeu e o lucro real. Identifique as variações que se repetem: em qual época do ano se vende mais? Existe alguma parte do mês que é mais parada? Quanto cada cliente costuma gastar?

Esse conhecimento permite que você planeje seu rendimento de maneira mais consciente, além de estabelecer condições para que você reserve um valor para passar as fases de baixa e prepare suas estratégias para aproveitar as épocas de alta nas vendas.

4. Seja persistente

É absolutamente comum ter dificuldade para adotar novos hábitos, principalmente no controle de vendas. Se você nunca foi adepta de um controle rigoroso, dificilmente conseguirá fazer o registro detalhado de primeira.

Não se deixe abater! Se ficou algum tempo sem anotar e perdeu uma parte do mês, tudo bem! Continue de onde parou e não desista. Procure uma maneira de organização que funcione melhor para você.

Cada pessoa tem as suas características. Algumas gostam de registrar tudo na hora para não esquecer, outras preferem guardar comprovantes e realizar o cadastro depois, de uma vez só.

Todas as formas são válidas! O importante é manter a persistência e encontrar o seu caminho. Pode ter certeza de que esse esforço inicial trará muitos benefícios para suas vendas! 

5. Use a tecnologia a favor do controle de vendas

Para você, nada é melhor do que a velha dupla de papel e caneta? Tudo bem! Manter um controle de vendas do seu negócio dessa maneira pode funcionar perfeitamente. O problema é que esse método costuma ser mais lento e trabalhoso.

Hoje, o mercado disponibiliza muitos recursos para ajudar a tornar essa parte burocrática do negócio mais fácil e prazerosa. A tecnologia oferece uma série de benefícios e, por isso, vale a pena dedicar um tempo para conhecê-los.

É possível manter uma agenda no celular, com todos os dados das visitas e, ainda, receber lembretes antes de cada compromisso. Com programas como o Excel, você pode montar planilhas detalhadas que permitem fazer pesquisas e automatizar alguns cálculos.

Outra ótima opção são os aplicativos para celular. Conhecidos como APPs, eles podem ser instalados em quase todos os smartphones e possuem funcionalidades que permitem o controle de vendas, registro do perfil de compra, oferecem um catálogo virtual e geram relatórios práticos e fáceis de serem consultados.

Opções não faltam! Você deve procurar entender os benefícios de cada uma delas e escolher a que melhor se adapta ao seu perfil. Mas não esqueça: é preciso sair da sua zona de conforto se quer alcançar novos objetivos.

Manter o registro e analisar os resultados do seu negócio é a chave para conseguir a saúde financeira, aumentar as vendas e o lucro. Ter informações reais sobre o que acontece permite que você direcione as ações para onde realmente é necessário.

Por mais que pareça complicado, num primeiro momento, esse esforço garante que você enxergue seus resultados de maneira realista e consiga melhorar o que está abaixo das expectativas.

Outra dica importante é ter em mente o seu objetivo profissional e estabelecer metas realistas para alcançá-lo. São esses guias que te darão motivação para continuar nos momentos de crise e facilitar seu caminho para o sucesso.

Agora que você já sabe como fazer o controle de vendas e tem consciência da importância disso para o seu desempenho, é só colocar a mão na massa! Mas, antes, entre em contato conosco e veja como podemos ajudar o seu negócio!

Não fique perdida! Saiba como fazer um controle de vendas
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