Toda revendedora precisa se desdobrar para mostrar os catálogos de produtos para clientes e potenciais compradores. Afinal, para vender mais, é importante que o material seja divulgado para o maior número de pessoas possível. Como o catálogo sempre tem novidades e promoções, nenhuma oportunidade pode ser desperdiçada.

No entanto, mostrar o catálogo de produtos não serve apenas para vender. É uma maneira também de entender o gosto dos clientes, saber quais mercadorias chamam mais a atenção deles e conhecer mais gente. Não é mesmo?

Porém, a dificuldade está justamente em encontrar os clientes. Como chegar até as pessoas certas? Como fazer o primeiro contato? O que deve ser feito para que os clientes venham até você? Estas perguntas são bastante comuns, mas reunimos aqui algumas dicas que podem ajudá-la.

Veja, abaixo, recomendações práticas de como encontrar clientes para mostrar os seus catálogos de produto e alavancar as vendas!

Vá para a rua e encontre seus clientes

Se você trabalha com revendas há pouco tempo, já deve ter percebido que o começo é bem difícil. Como você ainda não tem uma cartela de clientes fiel, é preciso deixar a vergonha de lado para conhecer mais pessoas e, consequentemente, vender.

Mas isso não quer dizer que mostrar catálogos de produtos e encontrar clientes seja uma tarefa fácil. Lembrando que mesmo as revendedoras experientes e que possuem a própria clientela não podem ficar paradas. Por isso, nada de esperar que pessoas venham até você.

O importante é ir até onde suas clientes possam estar e perguntar se elas têm interesse em ver seu catálogo de produtos. Lembre-se de que os potenciais compradores podem estar na porta da escola, na igreja ou na praça do bairro.

Nesse sentido, mercados, farmácias, salões de beleza e até mesmo o ônibus são ótimos locais de interação para realizar vendas. Faça uma caminhada pela região e preste atenção para ver em quais lugares as pessoas se concentram mais.

Mostre os catálogos de produto a amigos e parentes

Pode não parecer, mas os seus clientes estão bem perto de você. Encontros de família, por exemplo, são ótimos momentos para você divulgar o que vende. Não se esqueça de levar seus catálogos de produto sempre com você e aproveitar essas oportunidades.

Além disso, estude bem suas mercadorias e tente associá-las aos gostos dos seus amigos. Caso não haja eventos para que vocês se encontrem, você pode mandar diretamente uma mensagem para uma amiga informando que chegou um produto novo que é a cara dela.

Isso despertará o interesse da pessoa e você ganha mais uma chance de mostrar seu catálogo completo.

Frequente feiras e bazares da região

Fique atenta a todos os eventos perto de sua casa ou da região onde você deseja conquistar clientes. Geralmente, as escolas possuem uma programação que envolve os moradores locais.

Sem falar que feiras e bazares são ocasiões perfeitas para que pessoas se interessem pelos seus catálogos de produto. Mesmo que você não consiga vender na hora, lembre-se de distribuir cartões com seus contatos ou pegue os telefones das potenciais clientes.

Dessa maneira, você mostra que está disponível caso a pessoa tenha interesse em comprar da sua mão e ganha mais um contato.

Faça demonstrações de produtos

Uma maneira muito interessante de conhecer mais pessoas, mostrar seus catálogos de produto e que não custa muito é fazer demonstrações na sua casa. A ideia é que você convide clientes e estenda o convite para seus familiares ou colegas de trabalho.

Dessa maneira, é possível vender mais  para os mesmos clientes e vender para novos também. Separe uma manhã de sábado ou o final de tarde de domingo. As demonstrações precisam ser feitas em horários que as pessoas possam ir com calma e aproveitar o tempo para descansar também.

Nada de correria, pois o objetivo é que você possa conversar com suas clientes com calma. Em seguida, escolha alguns produtos certeiros e que combinem com o estilo das convidadas. As demonstrações servem para que elas conheçam a mercadoria, aprendam a usar e lembrem-se de você quando precisarem comprar.

Lembre-se de usar as redes sociais

Você já percebeu que ninguém vive sem celular? Afinal, se você não desgruda do smartphone, saiba que suas clientes também não. Por isso, fique atenta e divulgue seus produtos nas redes sociais. O catálogo de produtos pode ser divulgado em vários lugares ao mesmo tempo.

Pode ser nos grupos de WhatsApp, na sua página do Facebook ou no Instagram. O mais importante é estar sempre conectada e pronta para vender em todos os canais possíveis. Afinal, potenciais clientes podem achar muito mais prático entrar em contato com você por meio das redes sociais.

Você já pensou que nem sempre os seus catálogos de produtos precisam ser mostrados fisicamente? Para algumas pessoas, uma foto já ajuda muito. Mas outras podem preferir conferir com o catálogo em mãos.

Hoje, imagens do catálogo com qualidade também podem ser enviados pelo WhatsApp. Isso é possível quando você usa aplicativos especializados em vendas, que facilita bastante a sua vida. 

Portanto, a principal dica é: você pode tirar fotos dos produtos mais populares, que estejam em promoção ou dos lançamentos e divulgar nas redes sociais. As respostas serão bem rápidas e você vai perceber se a sua estratégia deu certo.

Use aplicativos para ajudar a vender

Para encontrar clientes, é preciso ter informações que a ajudem nesta tarefa. Não basta ter o catálogo em mãos se não souber o que fazer, para onde ir ou quem buscar. Nesse sentido, é recomendável que você use um aplicativo que realmente ajude no controle das suas vendas.

Para quem você mais vendeu no último mês? Ou para qual cliente você não vende há mais tempo? Quantas pessoas há na sua agenda de contatos e que podem ajudá-la a divulgar as promoções?

Acredite! É possível ter controle de vendas, catálogo de produtos online, histórico de compras dos seus clientes, tudo na palma da sua mão. A tecnologia não é um bicho de sete cabeças e pode ajudar muito no seu negócio!

Entendeu onde encontrar clientes para mostrar seus catálogos de produto? Esperamos que as dicas tenham sido úteis e que você possa aumentar suas vendas!

Compartilhe suas dúvidas ou dificuldades em relação a esse assunto deixando seu comentário ali embaixo. Grande parte do aprendizado precisa vir desta troca de experiências, pois buscar conhecimento para melhorar o negócio nunca é demais!

Onde encontrar clientes para mostrar meu catálogo de produtos?
4 (80%) 4 votos