Um dos maiores desafios para qualquer profissional é ter a motivação no trabalho sempre em alta. Quando se trabalha como revendedora, este cuidado é ainda mais importante!

Como a renda depende diretamente do seu desempenho, desânimo, procrastinação e preguiça podem causar um enorme prejuízo. Se você não estiver sempre atenta e em busca de motivação, certamente seu trabalho será prejudicado.

Para te ajudar a conquistar os seus objetivos e realizar suas atividades com alegria, preparamos este post com 10 dicas para conquistar motivação no trabalho. Vamos conferir?

Tenha postura positiva

Quem reclama o tempo todo, se irrita facilmente e não é tolerante gasta muita energia! Tudo fica mais difícil e desanimador quando a gente foca sempre nas coisas ruins. Manter uma postura positiva é tentar olhar o lado bom de cada situação.

Evite o pensamento derrotista de que nada vai dar certo. Quando um problema acontecer, foque na solução e siga em frente. Só reclamar não leva a lugar nenhum, você sabe!

Haja sempre com otimismo e bom humor. Assim, fica muito mais fácil encontrar as soluções para os problemas, diminuindo o estresse e deixando o trabalho mais agradável.

Gere energia própria

Você sabia que é possível gerar energia para o seu corpo e mente? Sim, quando você faz aquilo que gosta, nem que seja por um curto espaço de tempo, está criando uma força positiva para você.

A correria do dia a dia e o cansaço não devem ser um impedimento para realizar pequenos prazeres. Tirar um tempinho para tomar um café, brincar com o cachorro ou tomar um banho caprichado podem deixar seu astral em alta.

Depois destes momentos, fica muito mais animador voltar ao trabalho com empolgação e bom humor.

Valorize o significado do seu trabalho

Naqueles momentos em que o desânimo ameaça tomar conta, pense no que o seu trabalho representa para as pessoas. Se você revende maquiagem, por exemplo, imagine como uma mulher se sente mais bonita com um batom novo, como isso aumenta a autoestima!

Valorizar o impacto do seu trabalho na vida dos clientes traz mais significado para as suas tarefas e torna o desafio mais agradável. Cada profissional tem a sua importância e você precisa lembrar sempre a sua.

Crie metas viáveis

Você sabe que as metas são essenciais para quem trabalha com vendas e, certamente, quer bater todas! Só que essa energia pode virar-se contra a sua motivação se as metas forem inalcançáveis.

Proponha metas a curto, médio e longo prazo. Divida as longas em partes menores, assim fica mais fácil monitorar os resultados. Se você quer visitar 40 clientes por mês, por exemplo, trabalhe com o número de 10 por semana. Deste modo, a cada sexta-feira haverá uma meta batida.

Quando as metas são muito difíceis de alcançar ou levam muito tempo, é comum que o desânimo apareça. Por isso, valorize as pequenas conquistas: fica mais empolgante e motivador.

Faça as tarefas mais chatas primeiro

Qual a sua parte preferida no trabalho? Todo mundo têm aquela parte que acha mais divertida, não é? Tem quem goste mais de atender clientes, outros de cuidar da parte financeira.

Organize seu dia e coloque as tarefas que você precisa realizar em ordem de interesse decrescente. Comece realizando as atividades que você menos gosta. Pela manhã, nossa energia e disposição costumam ser maiores.

Quando chegar ao final do dia, você terá a sua parte preferida para fazer. Isso faz com que o expediente acabe com mais satisfação. Assim, o dia seguinte tende a iniciar também com empolgação.

Não compare seus resultados

Sabe aquela revendedora que trabalha para a mesma empresa que você e vende muito mais? Esqueça ela! Cada um tem a sua rotina, suas limitações e qualidades.

Tentar pautar o seu sucesso pelo resultado de outra pessoa é frustração na certa. Busque sempre o seu melhor, foque nos seus objetivos e faça o seu trabalho. Bater os seus próprios limites é o que dará a verdadeira satisfação.

Mantenha suas coisas organizadas

Ninguém consegue trabalhar direito no meio da bagunça, certo? Se você tem dificuldade para encontrar o que precisa, perde compromissos por falta de atenção ou está sempre atrasada, fique atenta!

Essas atitudes aumentam o estresse, diminuem a produtividade e a motivação. Investir um tempo para organizar sua rotina pode trazer muita satisfação.

Equilibre trabalho e família

Tenha sempre um tempo reservado para cuidar e curtir sua família. Mesmo que seja rápido, não deixe aproveitar estes momentos. Organize sua rotina para que você esteja mais ocupada enquanto todos os outros familiares também estão.

Quanto estiver trabalhando, mantenha a disciplina e foque em suas tarefas. Nos momentos de lazer, tente esquecer o que precisa ser feito. No início pode ser um pouco complicado, mas esta separação é necessária para sua produtividade.

O equilíbrio entre a vida profissional e a familiar traz tranquilidade e bem-estar a todos. Esse clima de satisfação deixa a rotina mais agradável e o trabalho motivador.

Controle seus gastos

Você sabia que problemas financeiros são uma das maiores causas de tensão? Quando você trabalha e não consegue pagar suas contas, a sensação de tristeza aumenta. Para evitar estes problemas, o primeiro passo é não misturar as finanças pessoais com as profissionais.

Mantenha os registros de entradas e saídas e planeje suas despesas. Tente criar uma reserva para emergência, por menor que seja. Aplicativos para controle financeiro podem ser muito úteis nesta tarefa!

Estar com as contas em dia traz tranquilidade e motivação no trabalho.

Comemore suas conquistas

Valorize cada vitória no seu trabalho. Quando conseguir um novo cliente ou bater uma meta, por exemplo, comemore! Faça algo que você goste, tire um tempinho para relaxar ou tome um sorvete. O importante é que você se sinta recompensada!

Tenha orgulho do seu trabalho e das coisas que ele lhe proporciona. Só assim você se sentirá feliz e satisfeita, apesar dos tropeços do dia a dia.

Investir na sua motivação é um exercício de autoconhecimento. Aos poucos você verá aquilo que te agrada, te faz bem e o que incomoda. Só assim será possível descobrir os caminhos da realização profissional.

Esses truques que trouxemos ajudam a conquistar motivação no trabalho. E você? Tem alguma dica especial para compartilhar? Deixe sua opinião nos comentários!

 
Como conquistar motivação no trabalho?
5 (100%) 5 votos