Ter metas na vida é fundamental. Isso porque são elas que te ajudam a crescer tanto no âmbito pessoal quanto profissional, fazendo com que seus sonhos se tornem realidade. Focando no lado profissional, podemos dizer que bater metas de vendas não é um golpe de sorte ou algo que acontece espontaneamente.

Ao contrário, os revendedores de sucesso fazem um planejamento básico, focam em sua execução e tratam a sua atividade como um verdadeiro negócio, controlando cada detalhe de suas vendas, contato com clientes e pedido de produtos.

Logo, se você seguir alguns passos simples, certamente aumentará as suas vendas em 2018 e atingirá todos os seus objetivos pessoais e profissionais! Confira as 7 dicas que separamos para ajudá-la!

1. Defina as metas de vendas

O primeiro grande passo para bater uma meta é defini-la claramente. Muitos revendedores caem na cilada de não definirem quais são os valores de comissões e de vendas que precisam alcançar para atingir um objetivo. Com isso, não percebem a importância que sua atividade possui no orçamento familiar ou na realização de seus sonhos. Não caia nessa armadilha!

Existem três segredos para a definição de boas metas: 1º ela deve estar associada a algo importante e bem concreto para você; 2º ela precisa ser desafiadora, mas possível de ser alcançada; 3º seu progresso deve ser monitorado diária, semanal e mensalmente.

Por exemplo: se ao iniciar na atividade de revendedora seu objetivo era ajudar no orçamento doméstico, então, separe quais contas e determine o valor delas para saber qual é sua meta de venda mensal. Se o objetivo era a realização de um sonho, então você deve saber o quanto de dinheiro será necessário para realizá-lo. Ou seja, transforme seu desejo em algo quantificável bem preciso.

Em seguida, avalie o seu histórico de vendas para saber se aquele valor é fácil, difícil ou inalcançável. Prefira os valores que são difíceis, mas alcançáveis. Afinal, os fáceis farão você desmerecer seus esforços, acreditando que qualquer pessoa conseguiria realizar sua meta, enquanto os inalcançáveis gerarão uma grande frustração e diminuirão seus esforços para atingir o resultado necessário.

2. Aproveite as vendas em datas sazonais

Datas sazonais são dias ou períodos onde as pessoas estão mais dispostas a comprar determinados tipos de produtos, como é o caso de filtro solar durante o verão ou presentes para o dia dos pais, natal, dia dos professores, das mães ou dos namorados.

As vendas de alguns produtos costumam ser maiores nessas datas sazonais. O problema é que muitos clientes deixam para fazer pedidos na última hora. A saída é criar alguns kits, preparar uma pequena pronta entrega dos produtos que costumam ter maior procura e, principalmente, divulgar aquela sugestão de presente para todas as pessoas que, provavelmente, comemorarão aquela data.

3. Estabeleça uma rotina

Quais são os dias da semana em que você capta novos contatos? Em qual momento você liga para as pessoas e oferece seus produtos? Qual é o tempo reservado para coletar os pedidos, fazer as entregas e receber?

Defina claramente dias da semana, horários e atividades que serão realizadas, pois é muito comum ver revendedoras que captam dezenas de contatos em um dia, mas nunca se dedicam a ligar para essas pessoas. Outras deixam a revista na casa das clientes e se esquecem de pegar os pedidos ou demoram a levar os produtos solicitados.

Esse tipo de atitude a impede de bater as suas metas de vendas, além de permitir que a cliente faça o pedido com outra revendedora. Por isso, crie uma rotina!

4. Fique próxima das clientes

Sabe aquela pessoa que só liga quando quer algo? Como você a percebe, trata e se relaciona com ela?

Evite ser vista por suas clientes como uma vendedora insistente, interesseira e pouco conectada com sua vida. Programe ligações de relacionamento, cujo objetivo final não é a venda, mas conversar e se fazer próxima às suas clientes.

Pequenos brindes em datas comemorativas, como o dia da profissão da pessoa, aniversário ou outras, além da entrega de amostras assim que um produto for lançado, ajudam a reforçar essa proximidade.

5. Expanda a sua rede de contatos

A quinta dica é: expandir sua rede de contatos com pessoas que não são tão próximas a você. Por exemplo, pessoas que trabalham no mesmo edifício, usam os mesmos meios de transporte, frequentam os mesmos lugares, são contatos de suas clientes.

Uma boa estratégia é criar pequenos kits de demonstração, se apresentar para a pessoa com uma abordagem rápida explicando o que você faz e como trabalha, pedir para ela usar os produtos e depois ligar perguntando como foi a experiência dela. Lembre-se de deixar um cartão de visitas ou até uma pequena pesquisa impressa sobre a experiência da pessoa. Assim, ela fica com seus contatos e facilita a captação do contato.

6. Utilize um aplicativo

Já tentou usar uma planilha para organizar os cadastros de suas clientes, controlar as vendas realizadas, os valores a receber e os já recebidos, administrar as contas a pagar e consultar qual foi o lucro obtido com as vendas? São tantas coisas para cadastrar e organizar que provavelmente você se sentiu perdida e desistiu.

Ao utilizar um aplicativo em seu smartphone, a experiência será outra! Você poderá atualizar qualquer tipo de dados onde estiver, dando uma mobilidade ao seu negócio que as planilhas não permitem. Também terá a facilidade de importar os dados de sua lista de contatos do celular para atualizar informações ou cadastrar novos clientes. Dados sobre quanto falta para suas metas de vendas e o lucro obtido estariam sempre à mão.

Por tanto, use um aplicativo, profissionalize a gestão de seu negócio e bata as metas de vendas com mais facilidade!

7. Comemore

Muitas revendedoras sentem vergonha de oferecer seus produtos, outras não comemoram quando alcançam um objetivo. Essas atitudes podem impedir que você bata sua meta e continue sempre motivada. Existem dois modos de superar esses desafios:

7.1. Lembre-se sempre do seu objetivo

Se você quantificou o valor de suas metas de vendas e ela está atrelada a realização de um sonho ou a suprir uma necessidade, então repita a cada dia para si mesma qual é esta meta e quanto falta para alcançá-la.

Ao mesmo tempo, lembre-se de que você não vende produtos, mas a possibilidade das pessoas se verem mais bonitas e aumentarem a sua autoestima! Em outras palavras: diga à vergonha que você está muito focada em satisfazer suas clientes e bater sua meta para dar atenção a ela.

7.2. Envolva seus familiares

Antes de iniciar a busca por um novo objetivo, convide seus familiares para comemorar com você o valor captado e a meta alcançada. Conte quais foram as dificuldades, situações engraçadas e como trabalhou para alcançar o que está sendo comemorado.

Não importa se essa comemoração será apenas um almoço de domingo mais requintado ou um jantar em um restaurante chique. Mais importante que o local é o envolvimento das pessoas no sucesso de seu negócio.

Você já utiliza algumas dessas dicas para bater suas metas de vendas? Existe alguma outra que deveríamos ter mencionado? Compartilhe sua experiência de revendedora deixando o seu comentário!

Como bater metas de vendas em 2018
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