Para aumentar as vendas e fidelizar as clientes que você já tem, é preciso começar a fazer um procedimento bem simples: o cadastro de clientes.

Essa medida é muito importante, já que alcançar novos clientes e manter os antigos é mais difícil a cada dia. Hoje, as pessoas estão bastante exigentes e avaliam uma série de aspectos antes de fazer uma compra.

Quer saber um pouco mais sobre o cadastro de clientes e como ele ajuda a aumentar as vendas? Leia este texto até o fim e fique por dentro:

O que é e como é feito o cadastro de clientes

Desenvolver o relacionamento entre você, revendedora, e a sua cliente é muito importante. Isso pode ser feito por meio de formulários simples, organizando dados essenciais para o cadastro da cliente, como nome, data de nascimento, telefone e e-mail.

É interessante ser objetiva nesse primeiro formulário, evitando perguntas longas e desnecessárias, que podem fazer com que a sua cliente abandone o formulário.

Além disso, um erro que atrapalha todo o trabalho de captação e montagem do cadastro é não usar as informações adequadamente. Se você é revendedora e quer saber como a organização dos dados dos clientes pode aumentar as suas vendas e ajudar no processo de fidelização (que é quando você consegue manter um cliente antigo), precisa saber conseguir os dados e utilizá-las da forma correta.

Onde armazenar esses dados

Como dissemos, para revendedoras que vão começar a captação de informações para cadastro dos clientes do zero, os formulários são uma ótima opção.

Depois que uma cliente comprar um produto, você pode pedir a ela para responder algumas perguntas rápidas. Você pode ter formulários de papel ou online — neste último caso, peça para que o cliente forneça o e-mail na hora da compra e envie o formulário para ser preenchido depois.

Sejam os dados adquiridos presencialmente ou online, o importante que você os armazene em locais de fácil organização e atualização, como planilhas, softwares de gestão ou aplicativos móveis criados para ajudar revendedores a trabalhar com o cadastro de clientes.

Além disso, é essencial ter o histórico de compras dos clientes junto com esses dados pessoais, pois essa união ajudará nas próximas compras.

Como evitar que eles fiquem desatualizados

Ter um cadastro de clientes com informações desatualizadas não vai te ajudar em nada. Por isso, é essencial atualizar esses dados de tempos em tempos.

Telefone e endereço são informações que costumam ficar desatualizadas em pouco tempo, então, ao fazer uma ação com a sua base de clientes, lembre-se da importância da comunicação por e-mail, dado que se altera com menor frequência.

Como utilizar o cadastro de clientes para aumentar as vendas

Bom, agora que já mostramos como captar dados para o cadastro e falamos sobre a importância de manter essas informações atualizadas, chegou o momento de saber o que fazer com essa base.

Como vimos, além dos dados pessoais, é importante ter, também, o histórico de compras do cliente. Pois é por meio desse cruzamento de informações que vai ser possível oferecer à sua clientela produtos que atendam às necessidades dela.

Por exemplo, se você vende produtos para cabelos e a cliente adquiriu, nas últimas compras, shampoos para cabelos quimicamente tratados, um lançamento de hidratante capilar também para cabelos quimicamente tratados pode ser muito interessante para ela.

Mandar um e-mail com essa novidade e listando outros itens semelhantes é uma forma que funciona muito bem para deixar o contato com a sua cliente mais diferenciado e exclusivo, oferecendo a ela produtos que estão dentro de suas necessidades e expectativas.

Essas informações também ajudam a aproximar a marca do consumidor em datas especiais. No aniversário da sua cliente, por exemplo, você pode parabenizá-la e até oferecer um desconto especial naquele produto que ela costuma comprar sempre.

Além disso, o cadastro de clientes é essencial  para promover ações gerais, como promoções projetadas para uma data comercial importante: Natal, Dias das Mães ou Dias das Crianças.

Qual a função da pesquisa na fidelização dos consumidores

Ter um contato personalizado, ou seja, pensado exatamente para a sua cliente, é um passo importante na fidelização. Mas o cadastro de clientes pode ajudar ainda mais nesse processo.

Os revendedores de sucesso costumam utilizar essas informações para fazer pesquisas de satisfação, nas quais são coletados dados sobre a experiência da sua cliente, ou seja, sobre como ela se sente quando compra de você. Esses relatos  entram para o cadastro do cliente e são importantes para que você possa medir o grau de satisfação de seus clientes, identificando o que é preciso melhorar em seu negócio.

Vale lembrar que a pesquisa, sozinha, não causa tanto efeito. O cliente se sentirá valorizado por saber que você se preocupa com a opinião dele, porém, para fidelizá-lo e até para estimular sua participação, você deve oferecer algo mais. Os bônus exclusivos costumam funcionar muito bem nesses casos.

Como se livrar de gastos desnecessários

Por fim, outra dica importante sobre o cadastro de clientes se refere ao gerenciamento das informações. Há clientes que mantêm um número de compras maior, mas há outros que compram apenas uma única vez.

Para esses dois perfis de clientes é preciso fazer um planejamento de promoções para diminuir os gastos desnecessários, de tempo e de dinheiro. Se o cliente não compra com você há mais de um ano e não interagiu com nenhuma tentativa de comunicação, vale a pena considerar descartá-lo do cadastro.

Isso é essencial, pois permite que você destine os investimentos e os esforços para clientes em potencial, ou seja, aqueles que ainda não compraram, mas que têm chances de comprar, e também para os que compram sempre de você.

Clientes menos frequentes podem ser cadastrados em uma base à parte. Como as interações personalizadas precisam de mais tempo e dinheiro, é interessante que elas fiquem focadas apenas nas clientes mais assíduas, pois o retorno será muito mais significativo.

Agora que você já entendeu a importância de manter um cadastro de clientes ativo, entre em contato conosco e saiba como o aplicativo Super Revendedores pode ajudar a organizar esses dados e a impulsionar as suas vendas! Até a próxima!

 
Cadastro de clientes: entenda o que é e por que é importante
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