O controle de despesas e receitas é um dos elementos mais importantes para o sucesso de qualquer negócio e, para uma revendedora, realizar esse controle de forma eficiente é fundamental. Afinal, ao controlar o fluxo de rendimentos é possível prever os recursos disponíveis e também se preparar para situações imprevistas.

Além de facilitar o controle financeiro e garantir mais tranquilidade sobre as contas a receber e a pagar, ter um controle das receitas e das despesas ajuda a dimensionar o negócio e planejar os próximos passos do negócio.

Explicamos agora como fazer um controle de despesas e receitas eficiente em alguns passos simples. Confira abaixo!

Passo a passo do controle de despesas e receitas

Como o controle de receitas e despesas é muito importante, é interessante entender quais são os passos necessários para fazê-lo de forma correta e tirar proveito de sua utilização. Listamos o passo a passo para você iniciar seu controle financeiro:

Organize em categorias as despesas e receitas

O primeiro passo está em organizar todas as despesas e receitas em categorias, de acordo com o tipo de item: impostos, custos de produção, salários, encargos, vendas, dentre outros que você julgar importantes.

Com isso, você consegue identificar qual o volume de cada tipo de despesa e também de cada tipo de receita, permitindo reduzir custos, aumentar a lucratividade e realizar planejamentos financeiros de longo prazo.

Insira as despesas e receitas em ordem

Também é importante que as receitas e despesas sejam inseridas de forma organizada e de acordo com a data em que ocorreram, para que você possa entender quais foram os gastos e os ganhos de cada período.

Isso permite estimar quais serão os ganhos de um determinado período de tempo e também entender os momentos de melhor ou pior desempenho do mercado para você.

Dicas para um controle eficiente

Com isso, é possível organizar o controle de receitas e despesas, mas alguns cuidados são necessários para que ele seja eficiente. Listamos algumas dicas para tornar essa tarefa mais fácil:

Seja detalhista no controle financeiro

É importante que as despesas e receitas sejam detalhadas corretamente no controle financeiro para que ele seja eficiente. Isso significa que você deve discriminar quais foram os gastos e os ganhos, o valor e sua origem, para que seja possível compreender em detalhes cada período.

Mantenha as informações sempre atualizadas

É importante que as informações de controle estejam sempre atualizadas. Para isso, é recomendado desenvolver uma rotina de atualização do controle financeiro, caso ele seja realizado manualmente. Se possível, anote as despesas e receitas diariamente, já que isso melhora muito sua eficiência.

Como é possível perceber, contar com um controle de despesas e receitas eficiente é muito importante, já que ele permite identificar com clareza e certeza o momento de seu negócio e do sucesso da atuação como revendedora. Além disso, ele também facilita o planejamento e a conquista de seus objetivos de médio e longo prazo.

O que você achou de aprender mais sobre a importância de um bom controle de despesas e receitas e de receber dicas de como fazê-lo? Se você ficou com alguma dúvida ou precisa de ajuda, fale conosco

Aprenda como fazer um controle de despesas e receitas eficiente
4.4 (88.57%) 7 votos