Todos os revendedores têm uma poderosa ferramenta de trabalho em mãos, mas poucos se dão conta disso. E ela os acompanha por todo canto, inclusive quando saem para realizar vendas. Estamos falando do seu celular! Com os aplicativos para celular certos, o seu smartphone pode ser o “mapa da mina” para organizar a vida de quem quer ver o seu lucro aumentar.

Com a popularização dos aparelhos celulares, todos já estamos acostumados a acessar redes sociais para encontrar amigos e a usar o WhatsApp para nos comunicarmos com as pessoas. Mas essa tecnologia também pode ser usada para melhorar o trabalho, especialmente dos autônomos.

Com os aplicativos para celular, é possível substituir as velhas cadernetas de anotações, as ligações para confirmar valores de compras feitas pelos clientes, as revistas com os produtos e as planilhas de controle e até se livrar daquele vacilo de oferecer algo que já acabou no seu estoque.

Se você quer se um profissional melhor, mais capacitado e antenado com as facilidades da tecnologia, se quer ter uma renda extra e lucrar mais com as suas vendas, se quer ganhar tempo e trazer mais organização para a sua rotina, fique atento a este post. Vamos apresentar as melhores opções de aplicativos para facilitar a vida de revendedores. Acompanhe:

O que são aplicativos de celular?

Sabe a frase “isso não é magia, é tecnologia”? Pois bem, ela cabe direitinho quando nos referimos aos benefícios que os aplicativos para celular podem trazer para a vida pessoal e profissional.

Não estamos falando de coisas distantes da sua realidade. Se você acessa Facebook pelo celular, por exemplo, você já foi apresentado às maravilhas que os aplicativos podem fazer. Aquele ícone famoso com a letra “f” na tela do celular é um aplicativo, e com certeza você possui outros que já vieram instalados quando comprou o seu aparelho.

Os aplicativos são uma espécie de programas de computador que você instala e que trazem para dentro do seu celular um mundo de funções. A diferença é que eles são muito simples de serem usados, basta ficar atento aos comandos bastante intuitivos que o desenho da tela sugere.

Então por que não aproveitar essas soluções que usamos para o dia a dia também em nosso trabalho? Já pensou em eliminar controles manuais, cadernetas desorganizadas, contatos de compradores perdidos e contas feitas erradas, podendo até gerar prejuízos?

Tudo isso é possível se você instalar aplicativos que melhoram a organização de todas as informações que fazem parte do seu negócio: contato de clientes, catálogo de produtos, compras feitas por cada consumidor, data de vencimento dos pagamentos, valores pagos e devidos e uma infinidade de dados que podem ser úteis.

Para incorporar essas inteligências no seu celular, basta acessar as chamadas lojas de aplicativos no próprio aparelho. Os ícones das principais te levarão até a AppStore (para iPhone) e a Google Play (para aparelhos de outros modelos).

Quais são as vantagens dos aplicativos para celular?

Facilidade é a palavra que melhor representa as vantagens de aplicativos para celular. Eles ajudam a ganhar tempo em diversas necessidades do usuário, facilitam a organização de muitas informações, acessam rapidamente detalhes de produtos, reduzem a distância e simplificam o contato entre as pessoas, ajudam na hora de realizar cálculos.

Os benefícios são muitos, de verdade. Vamos entender um pouco dos ganhos que eles podem trazer para empreendedores que atuam na área de revendas:

Acesso a qualquer momento

Poder encontrar as informações necessárias para o negócio de qualquer lugar, a qualquer hora e dia da semana, é uma vantagem e tanto. Isso permite organizar o dia a dia sempre que as outras rotinas da vida pessoal dão uma trégua. Assim, não é preciso ter uma rotina escravizante para cuidar das suas vendas, basta aproveitar todas as brechas de tempo em seu dia, esteja onde estiver.

O cliente fica com uma boa impressão

Quando você troca as revistas com catálogos de produtos e os bloquinhos de anotação de vendas por um aplicativo que permite o seu cliente acessar detalhes e imagens de todos os itens, uma coisa é certa: você assumirá uma imagem de revendedor moderno, inovador e preocupado com a satisfação do seu público.

Isso trará mais credibilidade ao seu trabalho, o tornará mais profissional e demonstrará que você não é um simples vendedor de produtos, mas sim um empreendedor antenado para as soluções que a tecnologia traz.

A produtividade aumenta

Gerenciar um negócio não é tarefa simples, pois exige dedicação e muita organização. Quando você troca pilhas de anotações ou planilhas por um aplicativo, reduz as chances de perder algum registro importante ou de confundir dados de um cliente com os de outro, por exemplo.

Você passa a localizar informações muito mais rapidamente e pode responder melhor às demandas do seu cliente. O resultado disso certamente refletirá na rentabilidade do seu negócio.

Decisões mais seguras

Quando você precisa decidir alguma mudança no seu negócio, provavelmente muitos cálculos são feitos no intuito de prever as consequências que virão. Quando há produtos parados no estoque, por exemplo, uma boa ideia é fazer uma promoção. Mas como saber se ela realmente dará lucro?

Uma forma é utilizar aplicativos que permitam realizar cálculos sobre margem de lucro de produtos e que demonstrem o resultado das vendas de determinada quantidade, mesmo a um preço abaixo do usual. Assim fica mais fácil ter coragem para tomar decisões sobre iniciativas para incrementar o seu negócio.

Melhor gerenciamento de estoque

Em vez de controlar a quantidade de cada tipo de produto que há no estoque em planilhas, é possível realizar o acompanhamento automático pelos aplicativos para celular.

À medida que vendas são realizadas e cadastradas, o sistema entende a saída do item do estoque e dá baixa no total. Quando esse número estiver próximo de zerar, pode ser hora de solicitar mais unidades ao fornecedor para não desapontar um cliente que queira comprar em pronta entrega.

Visão da evolução do negócio

Quem é administrador de uma empresa está acostumado com termos como mensuração e indicadores. E quem é empreendedor também precisa se familiarizar com eles.

Mensurar é medir e, no caso de um negócio próprio, deve ser medido o volume de vendas, os lucros obtidos, o ritmo de crescimento. E isso só é possível se houver indicadores objetivos, que sirvam como referência para compreender se as coisas vão bem ou se é necessário pensar novas estratégias para melhorar as vendas.

Bons exemplos de indicadores de vendas são:

  • quantidade de itens vendidos em determinado período de tempo;

  • quantidade de novos clientes;

  • quantidade de clientes que eram frequentes mas que não compram há um tempo;

  • indicação de novos clientes pelos antigos;

  • e percentual de lucro sobre as vendas.

Tempo livre para o que o vendedor quiser

Quando todas as vantagens acima se concretizam, o que sobra para o vendedor é algo muito valioso: tempo. Tempo para cuidar de casa, dos filhos, dos estudos, de um trabalho em paralelo.

Esse é um ganho difícil de ser calculado por uma fórmula matemática, mas que representa uma qualidade de vida maior para o empreendedor. É algo tão valoroso, que não tem preço, nem data de vencimento, nem regra de utilização. Cabe ao vendedor fazer do tempo disponível o que ele achar melhor para a sua vida.

Como identificar um aplicativo seguro?

É frequente o alerta de vírus em computadores e isso também tem se tornado comum em dispositivos como celulares e tablets. E isso é uma realidade que exige uma certa atenção do usuário.

Quando aplicativos são baixados, é preciso observar se poderá haver algum dano ao aparelho ou aos dados armazenados ou se há algum risco de espionagem das informações guardadas.

Mas não é preciso ficar receoso, basta seguir algumas dicas que podem ajudar para que a instalação de aplicativos em celulares seja segura. Listamos algumas, veja:

A experiência dos outros é importante

Sempre que alguém baixa um aplicativo, é possível fazer uma avaliação sobre o seu funcionamento. Ela fica registrada na própria loja virtual ou em sites especializados e em comentários nas redes sociais.

Vale a pena fazer uma pesquisa sobre a impressão de quem já utilizou o app. Os elogios ajudam a entender no que a aplicação pode ser útil. Já as reclamações contribuem com alertas sobre possíveis dores de cabeça, sendo bom fugir das ferramentas que forem muito mal avaliadas.

Os aplicativos para celular não devem acessar mais do que o necessário

Quando um aplicativo é baixado, ele costuma solicitar acesso a dados de outros aplicativos já instalados no aparelho (por exemplo: contatos e fotos). É bom autorizar o acesso apenas ao que é necessário para realizar os objetivos desejados.

Se o app demandar uso de dados mais sensíveis ou que não tem nada a ver com a função dele, é melhor desconfiar e buscar uma outra opção de “programinha” para celular.

Não custa alertar os próximos usuários

Quando estiver baixando um aplicativo e perceber algum dos desvios que citamos aqui, não custa nada chamar atenção dos usuários que estão pesquisando a mesma solução.

Nas lojas de aplicativos há comandos para denúncias, e é graças a isso que um histórico de comentários pode ser acessado para nossa própria segurança quando for a nossa vez de baixar um novo app. Na linha do “uma mão lava a outra”, se puder, faça a sua parte também.

De toda forma, não há motivo para pânico. Os fornecedores de aplicativos sabem que é importante zelar por uma imagem positiva no mercado e tomam providências rapidamente quando algo é apontado nos seus produtos.

Além disso, o espírito colaborativo permite que usuários que percebem ou experimentam problemas alertem os demais. Então basta ficar esperto e pesquisar um pouquinho antes de instalar uma novidade no aparelho.

Como baixar aplicativos?

Celulares e tablets são dispositivos conhecidos por uma característica chamada usabilidade. Isso significa que, mesmo que um usuário nunca tenha tido contato com esses dispositivos, ele terá facilidade em manipulá-los porque foram construídos para serem intuitivos. Basta dar uma analisada na tela e nas opções oferecidas que rapidamente entendemos “o caminho das pedras” e temos condições de utilizar os recursos de forma produtiva.

Essa também é a filosofia das funções para baixar os aplicativos. Veja como é simples esse roteiro para download de aplicativos na Play Store, onde boa parte das ferramentas é disponibilizada gratuitamente:

  • será preciso conectar à internet via Wi-Fi ou 3G;

  • também será necessário ter uma conta do Google (um e-mail do Gmail ou um perfil no Google+, por exemplo);

  • o acesso será pela loja de aplicativos pelo próprio celular ou pelo computador, que pedirá o login da conta Google;

  • no topo da tela, é possível fazer uma pesquisa. Então basta digitar o nome do aplicativo de interesse;

  • logo abaixo aparecerão os aplicativos com nomes próximos da busca;

  • selecione o app desejado;

  • haverá um botão de “instalar” próximo ao nome do aplicativo;

  • clique nesse botão e aguarde as próximas instruções na tela;

  • na sequência, aparecerá uma janela informando as permissões necessárias para execução do aplicativo (acesso à internet, ou aos contatos, ou às fotos salvas no celular, por exemplo);

  • após essa autorização, a instalação será iniciada;

  • quando concluída a instalação, será inserido um ícone na tela inicial do aparelho. Essa é a porta de entrada para o aplicativo;

  • pronto! Uma nova ferramenta está instalada no celular. Agora é só aproveitar as suas funcionalidades e os seus benefícios.

A rotina para instalação de aplicativos será sempre essa, em linhas gerais. Então basta tentar uma primeira vez e das próximas tudo parecerá ainda mais fácil.

À medida que a simplificação do dia a dia for percebida pelo revendedor, a tendência é que ele queira usufruir cada vez mais dessas tecnologias. E o caminho é esse mesmo. Quanto mais recursos, menos riscos de falhas, mais tempo livre, mais clientes satisfeitos, mais vendas realizadas e mais dinheiro no bolso.

Quais são os melhores aplicativos para revendedoras?

Diante dessas informações tão positivas sobre os aplicativos para celular, dá vontade de aproveitar os benefícios dessas inteligências também, não é? No caso de revendedores, alguns aplicativos trazem funções que são bastante úteis no dia a dia do trabalho. Por isso listamos alguns dos mais usados. Vale a pena conhecer:

Super Revendedores

Esse app é um parceiro de negócios para quem atua com venda direta. A solução é gratuita e ajuda a divulgar produtos, controlar agenda de contatos dos clientes e a descomplicar o controle sobre vendas.

Algumas das funções do Super Revendedores são:

  • catálogos completos de produtos, já que alguns fornecedores mantêm atualização de todas as informações e imagens, como O Boticário, Natura e Avon;

  • divulgação de produtos por meio de compartilhamento com os contatos dos clientes;

  • lista de clientes, que pode ser alimentada por importação dos contatos do celular, de forma rápida e prática;

  • registro de vendas, permitindo criar metas e acompanhar o desempenho alcançado;

  • controle de ofertas, para que sejam oferecidos aos clientes produtos em promoção;

  • cálculo de lucros a partir do cadastro de gastos e de vendas. O aplicativo informa o lucro que está sendo obtido;

  • planejamento de vendas, a partir de controle de clientes que não compram há algum tempo e que podem ser abordados com uma oferta especial;

  • acesso sem internet para algumas funções, como consulta a informações sobre o negócio, registro de vendas, busca de produtos, acesso aos catálogos e compartilhamento de fotos de produtos;

  • organização da rotina de trabalho, com planejamento de vendas e afazeres diários.

Aplicativos de Vendas

PagSeguro

Esse aplicativo funciona como uma máquina de cartão on-line, já que ele envia a requisição de pagamento para o e-mail do cliente. Outra opção é que, pelo próprio celular, um leitor pode ser utilizado para realizar a transação com o cartão do cliente. Feito isso, o comprovante é enviado por e-mail ou por SMS.

Evernote

Sem desculpas para falta de organização. O Evernote armazena todas as anotações, ideias, links e favoritos do vendedor. Em vez de espalhar post-its ou de ter um programa para planilhas, outro para contatos, outro para pendências, é possível concentrar tudo nesse aplicativo.

Agendor

Mantém o histórico dos clientes sempre atualizados e cruza as informações deles com a localização do vendedor. Isso ajuda na hora de traçar rotas de visitas e aumentar as chances de vendas. Ele ainda sincroniza com a agenda do celular para que todo novo contato cadastrado também possa entrar nessa comparação de endereço do cliente com localização do vendedor.

Redes sociais

Com elas, o vendedor pode se tornar mais conhecido ao compartilhar promoções e fotos e informações de produtos. Uma boa técnica é produzir sorteios de produtos (Facebook e Instagram, por exemplo, possuem recursos para sorteios automatizados). Isso atrai novos compradores, reforça a marca e cria uma expectativa positiva no cliente.

 GuiaBolso

Esse aplicativo se conecta com a conta bancária do usuário (desde que autorizado, claro) e auxilia no gerenciamento financeiro. Com ele, as despesas são categorizadas e fica mais fácil organizar o orçamento, entender que tipo de gastos impactam mais o caixa e traçar metas de economia.

Revendedores devem optar por aplicativos para celular?

Empreendedores são pessoas que buscam aliar profissão com qualidade de vida. São batalhadores por natureza e se destacam por correrem atrás dos seus sonhos e encontrar meios de alcançar os seus objetivos.

Muitos revendedores seguem essa carreira porque preferem otimizar o seu tempo e equilibrar vida pessoal e negócio. Eles prezam por um tempo de qualidade com a família. Sabem que é possível ganhar dinheiro mesmo não estando em um escritório durante boa parte do seu dia.

Essa disposição é importante, mas produtividade também é fundamental. E hoje são tantas informações disponíveis que é preciso lançar mão de ferramentas que auxiliem na organização de dados. Além de facilitarem o entendimento do perfil do cliente e que ajudarem o empreendedor a lucrar mais.

Revendedores e a tecnologia

Com tanta tecnologia disponível, a decisão mais inteligente é aproveitar de todas as facilidades oferecidas. Com elas, fica muito mais descomplicado planejar o trabalho e a rotina de vendas. Então a rentabilidade do negócio aumenta, a autoestima do empreendedor se eleva. Assim, a cada dia os frutos colhidos são maiores e mais gratificantes.

Investir em aplicativos para celular é uma das melhores opções para revendedores. O importante é se informar! Buscar aqueles que possam contribuir efetivamente para a profissionalização do negócio. Certamente boas “parcerias” serão realizadas em prol do sucesso do seu negócio.

Além dos aplicativos citados neste post, você conhece alguma outra técnica ou prática que pode ser útil para a rotina do revendedor? Quer contribuir com este conteúdo? Então escreva um comentário e nos avalie na Play Store! Ajude a tornar a vida de quem trabalha com revenda mais simples e mais rentável.

 
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